A interface entre o conhecimento disciplinar e a heterogeneidade na formação de identidades mais solidárias
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723824562023208Palavras-chave:
conhecimento disciplinar, currículo, diversidade culturalResumo
Este artigo tem como objetivo propor reflexões sobre o conhecimento disciplinar e a heterogeneidade em interface com a formação do sujeito no processo educacional para discutir como o aluno pode aprender a partir do seu conhecimento enciclopédico, do contexto social no qual está imerso, bem como a partir do diálogo entre conhecimento disciplinar e diferentes saberes e culturas. Para tanto, abordamos as concepções de currículo prescrito e conhecimento poderoso (YOUNG, 2013), no intuito de compreender a educação numa dimensão holística na contemporaneidade. Para Libâneo (2012), não se trata mais de manter a velha escola assentada no conhecimento, mas de conceber o espaço escolar que valoriza as relações humanas. A partir das concepções de currículo oculto e currículo prescrito, dispostas neste trabalho, bem como da importância da dialogicidade com as culturas do alunado, é possível dizer que o processo de ensino e aprendizagem não se esgota nos documentos textos, nas normatizações, pois professores e alunos são protagonistas na criação do currículo. Dessa forma, o grande desafio é o diálogo entre conhecimento disciplinar e diversidade entres diferentes culturas. Empenhar-se em discutir tais proposições na teoria e na prática, é certamente um primeiro passo para que as classes mais vulneráveis sejam, de fato, incluídas no processo educacional, no qual a qualidade de ensino contemple a todos.
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