Desenvolvimento temático: contribuições metodológicas da bibliometria e cientometria para as revisões de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723824562023228

Palavras-chave:

metodologia, design de pesquisa, bibliometria, cientometria, teoria ator-rede

Resumo

Pesquisas sobre o conhecimento científico, que têm a pesquisa científica como objeto do conhecimento, podem ser realizadas a partir de métodos e técnicas próprios da ciência da informação. Não obstante, esses métodos e técnicas recebem críticas por serem supostamente dicotômicos, descritivos e por operarem para compreensões superficiais. Questionamo-nos então: Seria possível propor um design de pesquisa que aborde a construção do conhecimento no qual se entrelacem a descrição, a compreensão e o contexto que conduz essa produção? Quais técnicas e métodos seriam utilizados? De que forma esse design de pesquisa poderia operar tomando por base perguntas de pesquisa? Na busca de contribuir para a mitigação dessas lacunas, o presente estudo tem como objetivo principal propor um design de pesquisa que possibilite um enlace das dimensões: descritiva, compreensiva e de contexto na investigação acerca das produções científicas. E como demais objetivos: apresentar e discutir técnicas e métodos subjacentes a esse design de pesquisa; explicar, a partir de possibilidades de pesquisa, como esses métodos e técnicas convergem no design de pesquisa proposto. No artigo, reúne-se uma série de métodos e técnicas, a fim de propor um design de pesquisa para a construção do conhecimento como um agente, que age em uma rede global e pode ser descrito, compreendido e analisado sob múltiplos olhares por pesquisadores e pesquisadoras. Esse desenho de pesquisa apresenta, como principais vantagens, uma forma de análise com maior profundidade, utiliza softwares livres, e nos informa o estado atual do campo de pesquisa, suas dinâmicas internas e externas e corrobora para a construção de novas perguntas de pesquisa.

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Biografia do Autor

Jeferson Antunes, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Educação Brasileira FACED/UFC, Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável PRODER/UFCA, Licenciatura Plena em História URCA.

Estêvão Lima Arrais, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Avaliação de Políticas Públicas (UFC), graduado em Administração Pública (UFCA).

Bernadete de Souza Porto, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professora adjunta I do departamento de teoria e prática de ensino (FACED/UFC).

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

ANTUNES, Jeferson; ARRAIS, Estêvão Lima; PORTO, Bernadete de Souza. Desenvolvimento temático: contribuições metodológicas da bibliometria e cientometria para as revisões de literatura. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 228–252, 2023. DOI: 10.5965/1984723824562023228. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/21272. Acesso em: 13 nov. 2024.