Letramento digital, multimodalidade e multiletramentos: desafios e caminhos possíveis para a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823522022304

Palavras-chave:

letramento digital, multimodalidade, multiletramento, educação

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em debater sobre os conceitos de letramento digital, multimodalidade e multiletramento, destacando desafios e perspectivas para a educação contemporânea. O estudo se caracterizou como pesquisa qualitativa, tipificada como bibliográfica. A pesquisa evidenciou como resultado do estudo teórico diversos desafios a serem superados pelas unidades de ensino no que diz respeito à inserção das tecnologias digitais no espaço escolar e ressaltou que estas podem, também, trazer possibilidades viáveis para o campo educacional. Realçou ainda que o âmbito abordado provoca outras discussões e converge para o encorajamento de pesquisas sobre o uso apropriado das novas tecnologias na dinâmica das aulas. Por isso, enfatizou-se a importância de partir da compreensão sobre letramento digital, multimodalidade e multiletramento para, então, ampliar as concepções sobre o uso das mídias digitais na sala de aula, visto neste estudo como desafio a ser superado, ainda, pela escola.

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Publicado

2022-08-19

Como Citar

FREITAS, F. M. de; RODRIGUES, J. A. D. R. . Letramento digital, multimodalidade e multiletramentos: desafios e caminhos possíveis para a educação. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 52, p. 304 - 323, 2022. DOI: 10.5965/1984723823522022304. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20940. Acesso em: 29 set. 2022.