Metodologias ativas: uma breve apresentação conceitual e de seus métodos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823512022334

Palavras-chave:

metodologias ativas, ensino, aprendizagem

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar os conceitos e princípios de seis metodologias ativas, de modo a descrever suas características e como podem ser conduzidos em sala de aula. Assim, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre metodologia ativa em livros e produções científicas a respeito de seis métodos classificados dentro da proposta ativa. Para fins da organização do texto, as seções foram divididas da seguinte forma: a) apresentação dos procedimentos metodológicos; b) fundamentos e conceitos das metodologias ativas, bem como seus métodos; c) considerações finais. Concluiu-se que independentemente dos métodos, quando se trata de metodologias ativas, o docente necessita conhecê-los e buscar o que melhor se enquadra dentro de seu perfil, das unidades curriculares que ministra, dos estudantes que atende e dos objetivos que pretende alcançar. Além disso, ambos os atores (docente e alunos) precisam internalizar seus novos papéis, de modo a constituírem sujeitos partícipes e autônomos no seu processo de construção das aprendizagens.

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Biografia do Autor

Danielle Fernandes Amaro dos Santos, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Graduada em Licenciatura plena em física pela Universidade Federal de Rondônia e Licenciatura em Matemática pela Uninter. Mestre em Física Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa e doutora em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem atuado na educação em nível médio e superior nas áreas de física, eletromagnetismo e ciência dos materiais. Também já atuou como tutora para educação a distância pela Universidade Federal de Santa Catarina, tento formação para trabalhar com a plataforma Moodle. Atualmente é professora horista na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional. 

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Publicado

2022-05-05

Como Citar

SANTOS, Danielle Fernandes Amaro dos; CASTAMAN, Ana Sara. Metodologias ativas: uma breve apresentação conceitual e de seus métodos. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 334–357, 2022. DOI: 10.5965/1984723823512022334. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20185. Acesso em: 25 dez. 2024.