As implicações da Educação a Distância na formação docente: outros modos de aprender e ensinar
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723821452020322Resumo
O presente artigo traz algumas discussões acerca da educação a distância na formação docente, focando mais especificamente as metodologias utilizadas que trazem implicações para o aprender e o ensinar de professores/as, tutores/as e alunos/as. Trata-se de um relato de experiência vivenciado em um curso de Especialização Lato Sensu em Psicologia da Educação realizado no Núcleo de Tecnologias para a Educação (UEMANET) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). É uma pesquisa de abordagem qualitativa, primando pela narrativa (auto)biográfica, em que foram utilizados como dispositivos metodológicos: diário de pesquisa, observações e atividades produzidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Apresenta como objetivos: refletir acerca das contribuições da Educação a Distância (EaD) no processo de formação continuada de professores/as, bem como compreender as implicações dos dispositivos e artefatos tecnológicos no aprender e ensinar de docentes em formação. Nesse sentido, questiono enquanto problema de pesquisa: Como as tecnologias da informação e comunicação podem contribuir no processo de formação continuada de professores/as mediadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem? A conclusão a que chegou este estudo foi a de que a utilização de alguns artefatos tecnológicos, disponibilizados no AVA despertam outras habilidades de aprendizagem necessárias nessa sociedade informatizada e globalizada, além do mais, as mudanças geradas em contextos de aprendizagem e ensino, demandam novas dinâmicas e necessidades criadas no bojo do capitalismo e que traz profundas implicações na constituição da docência enquanto formação e desenvolvimento profissional.
Palavras-chave: Professores - Formação. Ensino a distância. Aprendizagem. Inovações educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.