As implicações da Educação a Distância na formação docente: outros modos de aprender e ensinar

Autores

  • Joelson de Sousa Morais Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723821452020322

Resumo

O presente artigo traz algumas discussões acerca da educação a distância na formação docente, focando mais especificamente as metodologias utilizadas que trazem implicações para o aprender e o ensinar de professores/as, tutores/as e alunos/as. Trata-se de um relato de experiência vivenciado em um curso de Especialização Lato Sensu em Psicologia da Educação realizado no Núcleo de Tecnologias para a Educação (UEMANET) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). É uma pesquisa de abordagem qualitativa, primando pela narrativa (auto)biográfica, em que foram utilizados como dispositivos metodológicos: diário de pesquisa, observações e atividades produzidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Apresenta como objetivos: refletir acerca das contribuições da Educação a Distância (EaD) no processo de formação continuada de professores/as, bem como compreender as implicações dos dispositivos e artefatos tecnológicos no aprender e ensinar de docentes em formação. Nesse sentido, questiono enquanto problema de pesquisa: Como as tecnologias da informação e comunicação podem contribuir no processo de formação continuada de professores/as mediadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem? A conclusão a que chegou este estudo foi a de que a utilização de alguns artefatos tecnológicos, disponibilizados no AVA despertam outras habilidades de aprendizagem necessárias nessa sociedade informatizada e globalizada, além do mais, as mudanças geradas em contextos de aprendizagem e ensino, demandam novas dinâmicas e necessidades criadas no bojo do capitalismo e que traz profundas implicações na constituição da docência enquanto formação e desenvolvimento profissional.

Palavras-chave: Professores - Formação. Ensino a distância. Aprendizagem. Inovações educacionais.

 

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN).

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

MORAIS, J. de S. As implicações da Educação a Distância na formação docente: outros modos de aprender e ensinar. Revista Linhas, Florianópolis, v. 21, n. 45, p. 322 - 340, 2020. DOI: 10.5965/1984723821452020322. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020322. Acesso em: 17 set. 2021.