A Contribuição da Sociologia para o Ensino em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723821452020260Resumo
Neste artigo, apresentamos uma reflexão sintética sobre a contribuição das Ciências Sociais e da Sociologia para o Ensino em Saúde, com base na experiência docente das autoras em cursos na área da saúde, nos quais o ensino de Sociologia e Antropologia é obrigatório. De caráter introdutório, as disciplinas ministradas têm sido incorporadas a diferentes currículos, desde os cursos de Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Medicina, Obstetrícia, Enfermagem e outros, a partir das suas Diretrizes Curriculares Nacionais. O reconhecimento da importância do ensino de Ciências Sociais para a formação de profissionais do campo da saúde se reflete nas questões relacionadas ao direito à saúde, à ética na relação profissional-paciente, nos desafios apresentados pelas desigualdades sociais em saúde e na perspectiva humanista do cuidado integral. Nesse sentido, as Ciências Sociais oferecem aos graduandos um ponto de vista privilegiado para o entendimento do paciente tanto como sujeito de direitos, inserido em um contexto social, cultural, econômico e político, como intérprete crítico e atuante sobre o próprio corpo, que reconhece e identifica os processos de adoecimento, escolhe e adere às propostas terapêuticas e, assim, contribui para continuidade e transformação das práticas em saúde. Assim, a partir de alguns dos temas e problemáticas trabalhados em sala de aula, nos propomos a refletir sobre a interface entre esses campos científicos, apresentando contribuições para o processo de formação de profissionais de saúde em diversas áreas.
Palavras-chave: Ciências Sociais. Sociologia. Ciências da Saúde. Processo corpo-saúde-doença.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.