Pensar um sucesso alternativo na universidade – Reclassificar experiências de professores e de estudantes com base na auto-socioanálise
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723821452020233Resumo
Este artigo oferece uma análise reflexiva sobre uma experiência coletiva de ensino realizada no âmbito de um sistema de apoio ao sucesso da universidade (um curso destinado a ser dedicado à “expressão escrita e oral”), dentro do departamento de sociologia da universidade de Nantes entre 2016 e 2019. O curso está centralizado na realização, pelos alunos, de uma autoanálise socioeconômica. O artigo analisa essa experiência como um « sucesso » educacional relativo, indo além do significado institucional do termo para defini-lo de maneira subjetiva e decompor suas manifestações. Se, em relação aos indicadores institucionais, este exercício e seu impacto são mínimos, destacamos como professores e alunos o adotam e investem. As fontes desse sucesso revelam processos de requalificação das experiências de ensino e aluno e sua relação com a universidade.
Palavras-chave: Práticas de ensino. Condições de trabalho. Sucesso acadêmico. Relacionamento com a universidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.