O ensino em sociologia como prática: diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais

Autores

  • Amurabi Oliveira
  • Rosimere Aquino da Silva
  • Carolina Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723821452020183

Resumo

O debate sobre o ensino de sociologia tem sido ampliado nos últimos anos, especialmente após a reintrodução dessa disciplina no ensino médio a partir de 2008; entretanto, pouco tem sido discutido acerca do ensino de sociologia no ensino superior. Este artigo visa contribuir para a discussão analisando o ensino das disciplinas voltadas para a prática de ensino de ciências sociais/sociologia no ensino superior, especificamente junto a licenciaturas de ciências sociais. Analisamos os projetos pedagógicos de seis cursos de ciências sociais no país, localizados em diferentes regiões, utilizando como variável os cursos cujas práticas são lecionadas por professores vinculados aos departamentos de ciências sociais/sociologia, e aqueles que são lecionados por professores das faculdades de educação. Observou-se que o recorte institucional tem implicações sobre a forma como a sociologia é lecionada, havendo uma presença mais significativa de práticas pedagógicas quando estas se encontram vinculadas aos departamentos de ciências sociais/sociologia.

Palavras-chave: Ensino de sociologia. Prática de ensino em ciências sociais. Formação de professores de sociologia.

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

OLIVEIRA, Amurabi; DA SILVA, Rosimere Aquino; NASCIMENTO, Carolina. O ensino em sociologia como prática: diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais. Revista Linhas, Florianópolis, v. 21, n. 45, p. 183–204, 2020. DOI: 10.5965/1984723821452020183. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020183. Acesso em: 19 abr. 2024.