Auto-socioanálise: uma ferramenta a serviço da democratização da universidade? Retorno crítico sobre uma experiência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723821452020144Resumo
No âmbito deste artigo, estamos fazendo um retorno crítico sobre uma experiência pedagógica que consistiu em iniciar na auto-socioanálise um público de estudantes recém chegados à universidade no contexto de um curso obrigatório de metodologia (L1, ciências da educação). Propomos aqui de testar pela análise sociológica a ideia de que a auto-socioanálise poderia constituir uma alavanca de ação pedagógica pertinente para favorecer a aculturação universitária dos estudantes e, portanto, a democratização da universidade.
Palavras-chave: Auto-socioanálise. Estudantes. Socialização. Trabalho universitário. Desigualdades. Primeiros ciclos universitários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.