Reflexões acerca do embate entre modernidade e pós-modernidade no âmbito educacional
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723820442019305Resumo
Enquanto se baseia na desregulamentação e especialização, a perspectiva pós-moderna lança importantes desafios para o processo formativo, sobretudo por este continuar fundamentado, em parte, em parâmetros metafísico-teológicos de formação. Contudo, frente a esse panorama, é impossível levarmos adiante uma perspectiva formativa embasada apenas em um dos extremos: não nos é possível romper com a tradição e assumir a perspectiva de desconstrução da cultura e de tudo o que o homem já erigiu, nem tampouco seguir inquestionavelmente os princípios de uma modernidade em crise, como a verticalização e autoritarismo que permeiam as relações de ensino-aprendizagem. A saída para a questão educacional pode estar na perspectiva de uma razão dialógica, a qual possa contrabalancear as mudanças do presente com a obrigatória fundamentação no solo firme da tradição, para assim construir criticamente bases comuns para a ação humana.
Palavras-chave: Pós-modernismo. Formação. Razão dialógica.
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