Reflexões acerca do embate entre modernidade e pós-modernidade no âmbito educacional

Autores

  • Vivian Baroni Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723820442019305

Resumo

Enquanto se baseia na desregulamentação e especialização, a perspectiva pós-moderna lança importantes desafios para o processo formativo, sobretudo por este continuar fundamentado, em parte, em parâmetros metafísico-teológicos de formação. Contudo, frente a esse panorama, é impossível levarmos adiante uma perspectiva formativa embasada apenas em um dos extremos: não nos é possível romper com a tradição e assumir a perspectiva de desconstrução da cultura e de tudo o que o homem já erigiu, nem tampouco seguir inquestionavelmente os princípios de uma modernidade em crise, como a verticalização e autoritarismo que permeiam as relações de ensino-aprendizagem. A saída para a questão educacional pode estar na perspectiva de uma razão dialógica, a qual possa contrabalancear as mudanças do presente com a obrigatória fundamentação no solo firme da tradição, para assim construir criticamente bases comuns para a ação humana.

Palavras-chave: Pós-modernismo. Formação. Razão dialógica.

 

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Biografia do Autor

Vivian Baroni, Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade de Passo Fundo

Mestre e doutoranda em educação pelo programa de pós-graduação em educação da Universidade de Passo Fundo. Bolsista Capes

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Publicado

2019-10-14

Como Citar

BARONI, Vivian. Reflexões acerca do embate entre modernidade e pós-modernidade no âmbito educacional. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 44, p. 305–325, 2019. DOI: 10.5965/1984723820442019305. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820442019305. Acesso em: 14 out. 2024.