A compreensão de letramento de professores alfabetizadores e os reflexos em sua prática pedagógica

Autores

  • Rosana Mara Koerner Universidade da Região de Joinville
  • Marcia Nagel Cristofolini Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723820442019281

Resumo

O foco da discussão deste artigo está na práxis de professores alfabetizadores, mais especificamente na relação que pode ser feita entre a sua compreensão quanto ao letramento e seus reflexos na prática pedagógica. A questão que norteia este trabalho é: como a compreensão de letramento se reflete na prática pedagógica de professores alfabetizadores de uma cidade de Santa Catarina? O objetivo central foi o de investigar a compreensão dos professores do ciclo de alfabetização acerca do letramento e como isso se reflete em suas práticas pedagógicas. As reflexões estão baseadas nas ideias de Soares (2001), Kleiman (2006), Vasquez (1977), Garcia (2015), Nóvoa (2011) e Tardif (2014). Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados: questionário, entrevista e observação. O enfoque metodológico foi aquele preconizado pela pesquisa qualitativa, numa abordagem etnográfica. Participaram da pesquisa 17 professoras do 1º ao 3º ano. Os resultados indicam que a maioria das professoras do ciclo de alfabetização compreende o conceito de letramento, porém, em alguns momentos, os conceitos de alfabetização e letramento se interpenetram. Também foi possível perceber uma prática pedagógica orientada pela perspectiva do letramento, com a promoção de atividades que visassem o reconhecimento do caráter social da escrita. O estudo contribui para a ampliação das discussões sobre a relação que há entre o saber e o fazer docente.

Palavras-chave: Professores alfabetizadores. Práxis (Filosofia). Letramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville

Professora nos cursos de Letras e de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville.

Marcia Nagel Cristofolini, Universidade da Região de Joinville

Professora da Rede Municipal de Educação de Garuva - SC.

Mestre em Educação

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

KOERNER, Rosana Mara; CRISTOFOLINI, Marcia Nagel. A compreensão de letramento de professores alfabetizadores e os reflexos em sua prática pedagógica. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 44, p. 281–304, 2019. DOI: 10.5965/1984723820442019281. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820442019281. Acesso em: 25 dez. 2024.