Corporeidade e educação popular: intervenção teórico-prática em ambiente hospitalar

Autores

  • Marta Genu Soares Universidade do Estado do Pará
  • Ingrid Rodrigues da Rosa Cruz Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723820442019257

Resumo

A Educação Popular em ambiente hospitalar é o tema tratado neste estudo, que aplica o conceito freiriano do diálogo e o articula com outros dois conceitos, o da corporeidade e o do corpo consciente. Objetiva analisar o processo de compartilhamento de saberes culturais, construção de novos saberes e a busca do ser mais, no pensamento freiriano. Para isso, realiza pesquisa intervenção e, como procedimento metodológico, aplica a técnica da abordagem da ação crítica, que valoriza a relação dialógica e tematiza as ações significativas para os sujeitos envolvidos. Resulta em vivências geradas pela demanda do grupo com novas aprendizagens socioafetivas que promovem conhecimento de si e tomada de consciência das condições de vida de uma mãe em ambiente hospitalar. Conclui que o conhecimento de si pode ocorrer em práticas educativas que fazem dos sujeitos os protagonistas da própria vida, em família e na sociedade.

Palavras-chave: Educação popular. Corporeidade. Pacientes hospitalizados – Cuidado e tratamento.

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Biografia do Autor

Marta Genu Soares, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação. Docente do PPGED/UEPA. Líder do Grupo de Pesquisa Ressignificar

Ingrid Rodrigues da Rosa Cruz, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Pedagogia. Membro do Núcleo de Educação Popular-NEP/UEPA

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Publicado

2019-10-14

Como Citar

SOARES, Marta Genu; DA ROSA CRUZ, Ingrid Rodrigues. Corporeidade e educação popular: intervenção teórico-prática em ambiente hospitalar. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 44, p. 257–280, 2019. DOI: 10.5965/1984723820442019257. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820442019257. Acesso em: 14 out. 2024.