Cadernos escolares: memórias das práticas educativas do curso primário de uma escola confessional do Sul do Brasil na década de 1950
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723820442019175Resumo
O caderno escolar tem-se revelado importante fonte para se conhecer aspectos da “caixa-preta” de uma instituição escolar, porquanto ela permite olhar as práticas através dos registros feitos pelo aluno/a e professor/a. Os cadernos, portanto, podem auxiliar na elucidação do cotidiano escolar, em diferentes épocas e espaços. Este estudo tem por objetivo desvelar aspectos das práticas educativas de uma escola confessional das Irmãs Salesianas no Sul do Brasil, na década de 1950, a partir de uma coleção de cadernos pertencentes a uma aluna que cursou o ensino primário na referida instituição. A análise dos mesmos mostra que, nos dois anos iniciais, os alunos aprendiam basicamente noções de aritmética, linguagem e religião bem como as técnicas do uso do lápis e do caderno e as habilidades da escrita. Nos cadernos dos anos subsequentes é possível observar que as aulas contemplavam o ensino dos saberes tais como os de Geografia, História, Desenho, Caligrafia e estudos mais avançados de Religião. Revelam esses materiais o recurso a exercícios rotineiros como cópias, formação de frases, ditados, questionários, resolução de contas e problemas de aritmética. O uso constante de cadernos de rascunho ou de classe e cadernos a limpo e as múltiplas tarefas para casa, revelam aspectos do percurso trilhado pela aluna em sua aprendizagem. Todavia, importa analisar o conteúdo desses materiais com precaução e em articulação com outras fontes, porquanto estas não são um testemunho pedagógico inequívoco.
Palavras-chave: Cadernos escolares. Escola confessional. Prática educativa. Ensino primário.
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