Organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual e múltipla na Baixada Fluminense

Autores

  • Márcia Denise Pletsch Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Maíra Gomes de Souza da Rocha UFRRJ
  • Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira UFRRJ

Resumo

Em 2008, com a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, inúmeras ações têm sido realizadas no âmbito nacional e, também, localmente nas redes de ensino para garantir os direitos educacionais e sociais de pessoas com deficiência. Como essas políticas têm impactado nas necessárias transformações das práticas pedagógicas destinadas às pessoas com deficiência? Que suportes e apoios pedagógicos têm sido oferecidos para garantir a escolarização desses sujeitos? A partir de tais questões, apresentamos os dados de duas pesquisas qualitativas realizadas em sete redes de ensino da Baixada Fluminense sobre a escolarização de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, focalizando os caminhos encontrados pelas redes de ensino na organização e na oferta do Atendimento Educacional Especializado. Como procedimentos de coleta de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com os gestores responsáveis pela Educação Especial e analisamos as respectivas diretrizes educacionais municipais entre 2013 e 2015. Os resultados mostram, entre outros aspectos, um aumento nas matrículas desses sujeitos em turmas comuns de ensino; uma variedade de suportes organizados e implementados a partir das estruturas educativas locais, assim como as perspectivas colocadas pelos Planos Municipais de Educação e as contradições e os desafios enfrentados na escolarização de alunos com deficiência intelectual e, sobretudo, com deficiência múltipla.

Palavras-chave: Educação Inclusiva; Atendimento Educacional Especializado; Deficiência Intelectual; Deficiência Múltipla.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Denise Pletsch, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professora Adjunta do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc)  da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ e pesquisadora do CNPq. E-mail: marciadenisepletsch@gmail.com

Maíra Gomes de Souza da Rocha, UFRRJ

Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Professora e Orientadora Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias. E-mail: mairagsrocha@gmail.com

Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira, UFRRJ

Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). E-mail: pitanga.mariana@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

PLETSCH, Márcia Denise; ROCHA, Maíra Gomes de Souza da; OLIVEIRA, Mariana Corrêa Pitanga de. Organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual e múltipla na Baixada Fluminense. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 102–121, 2016. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016102. Acesso em: 19 nov. 2024.