Afinal, por que alguém decide ser professor de Filosofia? Entre as continuidades e descontinuidades da escolha

Autores

  • Ademir Aparecido Pinhelli Mendes Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias - UNINTER
  • Ketlyn Marcieli Ferreira Sabadine Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e UNINTER https://orcid.org/0000-0003-4699-3821
  • Fábio Antonio Gabriel SEED PR

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823512022315

Palavras-chave:

professores, filosofia, formação docente, escolha profissional, formação de professores

Resumo

Este artigo trata da influência do professor formador na escolha de seus formandos pela profissão docente. O objetivo foi analisar as continuidades e as descontinuidades na formação de professores de Filosofia, tomando como referência empírica a análise do processo de formação desses profissionais. A metodologia foi de cunho qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com três professores de Filosofia que atuam no Ensino Médio e no Ensino Superior. Emergiram das análises as categorias “continuidade” e “descontinuidade”, que, amparadas no referencial teórico adotado, possibilitaram compreender alguns aspectos da formação docente dos sujeitos entrevistados. Encontraram-se, assim, evidências da importância e da necessidade da formação docente específica em Filosofia como uma das condições para a atuação profissional.

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Biografia do Autor

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias - UNINTER

 Doutor e Mestre em Educação pela UFPR. Graduação em Filosofia e Pedagogia. Líder do Grupo de Pesquisa: Educação Tecnologia e Sociedade. Professor de Filosofia no Ensino Médio e Ensino Superior. 

Ketlyn Marcieli Ferreira Sabadine, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e UNINTER

Mestre em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Integrada Santa cruz de Curitiba (2013). Possui Especialização em Formação Docente para EAD - UNINTER (2019). Atualmente está cursando Letras e Sociologia UNINTER (2020). Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior

Fábio Antonio Gabriel, SEED PR

Doutor e mestre em educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, licenciado em filosofia e bacharel em teologia, professor de filosofia da Rede Estadual do Paraná.

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Publicado

2022-05-05

Como Citar

MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli; SABADINE, Ketlyn Marcieli Ferreira; GABRIEL, Fábio Antonio. Afinal, por que alguém decide ser professor de Filosofia? Entre as continuidades e descontinuidades da escolha. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 315–333, 2022. DOI: 10.5965/1984723823512022315. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/18809. Acesso em: 18 nov. 2024.