A avaliação da Educação Infantil na rede municipal de ensino de Florianópolis: implicações da avaliação conduzida em 2015 com o uso da escala ITERS-R

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823512022281

Palavras-chave:

avaliação externa, ITERS-R, educação infantil, qualidade no atendimento

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as ações propostas e executadas pelos Núcleos de Educação Infantil Municipal (NEIMs) de Florianópolis após a devolutiva dos resultados da avaliação externa realizada em 2015 com o uso do instrumento Infant Toddler Environment Rating Scale Revise Edition (ITERS-R), bem como diagnosticar a situação atual dos Núcleos de Educação Infantil quanto à qualidade do atendimento. Para isso, desenvolveu-se, com base na literatura e nos documentos oficiais, um instrumento de pesquisa em forma de questionário composto por 27 indicadores, o questionário foi validado por especialistas da área e aplicado nos NEIMs de Florianópolis que passaram pela avaliação em 2015, sendo respondido voluntariamente pelas diretoras das unidades. Os resultados mostraram que, após a devolutiva da avaliação de 2015, os núcleos propuseram e executaram uma série de melhorias com vistas a qualificar o atendimento.

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Biografia do Autor

Tagma Angélica Nilson Becker, Universidade Federal de Santa Catarina

Formada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2000), Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2012) e Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013). Mestre em Gestão e Avaliação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2020). Atua na Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis no Departamento de Gestão escolar (DGE).

Andreia Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2004) e especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Em 2008, recebeu o grau de mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria. Em 2014, recebeu o grau de doutora em Engenharia Industrial e Gestão pela Faculdade Engenharia da Universidade do Porto. Trabalhou como professora substituta no Departamento de Estatística da Universidade Federal de Santa Maria entre 2007 e 2009. Foi professora assistente convidada e bolsista de pós-doutorado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2022-05-05

Como Citar

BECKER, Tagma Angélica Nilson; ZANELLA, Andreia. A avaliação da Educação Infantil na rede municipal de ensino de Florianópolis: implicações da avaliação conduzida em 2015 com o uso da escala ITERS-R . Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 281–314, 2022. DOI: 10.5965/1984723823512022281. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/18559. Acesso em: 25 dez. 2024.