Problematizando o ensino de frações com um grupo de professores do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723821452020381Resumo
Os alunos da Educação Básica ainda demonstram dificuldades quando o assunto envolve os números racionais, tanto em relação ao significado quanto às operações. Tais dificuldades podem estar relacionadas à forma de ensino do conteúdo que, muitas vezes, depende do conhecimento que os professores possuem. Nesse sentido, é fundamental investigar o conhecimento docente, visando à diminuição de possíveis problemas de aprendizagem desse conteúdo. Este artigo socializa a análise dos resultados decorrentes de uma investigação de cunho qualitativo, caracterizada como pesquisa de levantamento, em que foi utilizado um questionário para coleta de dados. Salienta-se que o objetivo foi investigar as concepções de um grupo de professores do Ensino Fundamental sobre o ensino de frações com foco nos significados, importância para o currículo escolar e aplicabilidade no cotidiano. Os resultados indicaram que a maioria dos pesquisados relacionava frações apenas com o sentido parte-todo, sendo que poucos tinham conhecimento dos outros significados. Quanto às situações do cotidiano em que as frações são usadas, foram citadas receitas e divisão de alimentos (pizzas, bolos, chocolates). Em relação à importância do conteúdo no currículo, as respostas divergiram, destacando-se que a presença das frações era para entender a operação de divisão. Frente a esses resultados, pode-se inferir que há a necessidade de formação de professores, em particular dos Anos Iniciais, para que estes compreendam os diversos conceitos relacionados às frações, bem como problematizar a relevância desse tema no currículo escolar e as formas de ensinar tais conceitos.
Palavras-chave: Frações - Estudo e ensino. Professores - Formação. Matemática (Ensino fundamental).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.