Avaliação de experiência de uma carteira digital usando um método baseado em Autoconceito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796313252024076

Palavras-chave:

experiência do usuário, UX/UI, Autoconceito, design

Resumo

O método do Autoconceito tem a característica inovadora de medir a distância entre as expectativas ideais e reais, ao invés de considerar a nota absoluta recebida por um artefato. Nesta pesquisa, utilizamos um método baseado no Autoconceito para avaliar a experiência do usuário de uma carteira digital. Portanto, três protótipos do mesmo aplicativo de carteira digital foram avaliados usando a Escala de Usabilidade do Sistema (SUS) e a metodologia baseada no autoconceito. A partir disso, foi possível definir sentimentos/percepções que qualificam a experiência com carteiras digitais e ainda avaliar sucessivas versões de protótipos. O conceito foi considerado menos distante da idealização dos participantes do teste, e gerou insights a partir das experiências dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Correia, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com período Sanduíche na Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em Portugal (2007), Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE (2002), Especialista (Lato Sensu) em Ergonomia pela UFPE (2001), e Bacharel em Desenho Industrial com Habilitação em Projeto do Produto pela UFPE (1999). Professor Associado IV do Departamento de Design da UFPE | Campus Recife e Professor permanente no PPGDesign | Programa de Pós-graduação em Design - Mestrado e Doutorado na UFPE. Coordenador do LaCAI - Laboratório de Concepção e Análise de Artefatos Inteligentes desde 2009, com portaria de funcionamento pela UFPE. Atuou como: Coordenador do PPGDesign - Programa de Pós-graduação em Design | Mestrado Doutorado (2021-2023); Diretor do CAC - Centro de Artes e Comunicação da UFPE (2012-2016 / 2016-2020); Coordenador do PPGErgo - Programa de Pós-graduação em Ergonomia | Mestrado Profissional (2019-2020); Chefe do Departamento de Design da UFPE (2010-2012); Membro do CA - DI - Comitê de Assessoramento - Desenho Industrial do CNPq (10/2018 - 06/2021); Coordenador Local da Cooperação Internacional BRAFITEC (Brasil França) com Grenoble INP, UTBM, ENSGaSI (UL) (2015-2016 / 2017-2018); Membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação de Inovação da FACEPE - Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (2015-2017 / 2017-2019); Membro titular do Conselho de Curadores da FADE - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (2019-2020). Possui parceria com o FAB Lab Recife conveniado com o LaCAI, e atua como pesquisador no Grupo/Laboratório de Pesquisa VOXAR Labs do CIn - Centro de Informática da UFPE. Desenvolve pesquisa junto ao PAP - Programa de Avaliação de Produtos do Inmetro-RJ onde possui convênio firmado (2019-2025). Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 pelo CNPq desde 2011 (2011-2013 / 2014-2016 / 2017-2022) e atualmente nível 1D (2022-2026). Possui ampla experiência na área de Design, com ênfase em Desenvolvimento de Produto, Avaliação de Usabilidade, Acessibilidade e Normatização, atuando principalmente nas áreas de Design de Concepção, Metodologias, Segurança do Produto, Design Centrado no Usuário, HCI, UX/UI, Design Centrado no Humano em Realidade Virtual e Aumentada, Impressão 3D, e Prototipagem Rápida.

Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Alex Sandro Gomes é Engenheiro Eletrônico (UFPE, 1992), Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE, 1995) e concluiu o doutorado em Ciências da Educação pela Université de Paris V (René Descartes) em 1999. Atua nas áreas de Informática na Educação com ênfase na concepção de ambientes de aprendizagem. Atualmente é Professor Titular no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC CAPES 7) no qual atua como líder do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em ciência da Computação. É Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 1D. Atual coordenador do Programa de Pós-graduação Profissional do Centro de Informática da UFPE. Em sua atuação associativa é membro da Academia Pernambucana de Ciências, da qual foi vice-presidente da Academia Pernambucana de Ciências (2019-2021) e é o atual Primeiro Secretário, membro da Diretoria de Inovação da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED (2019-2021), Diretor de Relações Internacionais da ABED (2023-2027), membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação - SBC (2020-2021), Presidente da Comissão Especial de Informática Educativa - CEIE da SBC (2020-2021), e, membro da Comissão Especiais de Interação Humano Computador - CEIHC da SBC (2010-2011). Coordenou 30 eventos eventos (inter)nacionais, dentre eles CBIE e IHC, promovidos pela SBC, Hipertexto e Ctrl-E. Publicou mais de 500 trabalhos em periódicos especializados, anais de eventos, livros e capítulos. Orientou ou co-orientou mais de 70 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área. Foi professor visitante na Faculdade de Educação da UFC (Campus do Benfica), no Departamento de Ciência da Computação da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile, no Instituto Fraunhofer para Pesquisa de Computação Gráfica IGD, Alemanha, e no Centro de Pesquisa Digital Etnográfica (DERC) - RMIT University, Austrália e Centre for Research in Education (CREN), University of Nantes. Exerce funções de assessoria na CAPES, CNPq, FACEPE, FAPESB e FAPITEC. Recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira. Em 2018 foi agraciado com o Prêmio Tércio Pacitti pela Sociedade Brasileira de Computação por sua atuação no cenário nacional em prol da Educação em Computação. Atuou em projetos de inovação tecnológica em cooperação com empresas: CAPES, Cesar, CNJ, EMBRAPA, In Forma Software, Instituto Ayrton Senna, Grupo Positivo, Ministério da Educação, MV sistemas, Samsung, SEBRAE, SENAC. Atua com Educação e Popularização de Ciência e Tecnologia, editando livros para formação de professores - Série Professor Criativo - e difusão do Design. Atua com empreendedorismo inovador como mentor da startup Redu.Digital, incubada no Polo Tecnológico da UFPE.

Fabio Campos, Breda University of Applied Sciences

Possui graduação em Engenharia Eletrônica - (1989), mestrado em Engenharia Elétrica - Departamento de Eletrônica e Sistemas (1991) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: design, projeto de produtos, metodologia de design, representação do conhecimento e técnicas criativas.

 

Fabio Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Prof. Fabio Q. B. da Silva, possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Campinas (1987). É PhD em Ciência da Computação pelo Laboratory for Foundations of Computer Science, University of Edinburgh, Escócia (1992). Possui pós-doutorado na Universidade de Toronto, Canadá, na área de engenharia de software (2011-2012). Entre 2016 e 2017, trabalhou como Senior Visiting Research Scientist na University of Maryland Baltimore County, Estados Unidos. É Professor Titular do Centro de Informática da UFPE, onde trabalha desde 1993. Participa como revisor de diversas revistas internacionais, incluindo IEEE Software, IEEE Transactions on Software Engineering, Empirical Software Engineering Journal, Information and Software Technology Journal, Journal of Systems and Software, e Journal of Computer Standards & Interface. Suas áreas de pesquisa, ensino e consultoria incluem fatores humanos na engenharia de software, equipes e projetos de software, gestão da inovação, pensamento de futuro e foresight, sistemas locais e nacionais de inovação, e empreendedorismo. Tem vasta experiência no planejamento e implantação de projetos de arranjos produtivos locais (APL), tendo sido o coordenador do projeto de APL do Estado de Pernambuco, consultor de planejamento estratégico do APL de Tecnologias da Informação de Maceió-AL e de Viçosa-MG, do projeto de Centros Tecnológicos de Pernambuco e um dos criadores do Parque Tecnológico Porto Digital de Recife. Foi Presidente do Instituto Tecnológico de Pernambuco (1999-2001); Associado Fundador e Diretor Presidente do Núcleo de Gestão do Porto Digital (2001-2003), fundador do Centro de Estudos e Sistema Avançados do Recife ? C.E.S.A.R, do qual for Diretor Financeiro (1996-1998) e Diretor Presidente (2013-2014). Prof. Fabio Silva é um Foresight Practitioner certificado pelo Institute for the Future (2015).

Referências

DIALLO, M. F., & COLLIN-LACHAUD, I. Impact of hedonic evaluation of technological innovations on revisit intention in a store digitalization context. International Journal of Technology and Human Interaction (IJTHI), 15(4), 38-53, 2019.

GRUBB, Edward L.; GRATHWOHL, Harrison L. Consumer self-concept, symbolism and market behavior: A theoretical approach. Journal of Marketing, v. 31, n. 4, p. 22-27, 1967.

IKRAM, M., KHAN, S. S., & JEONG, B. K. An Empirical Investigation of Smartphone Adoption in Pakistan. In Multigenerational Online Behavior and Media Use: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications (pp. 1097-1118). IGI Global, 2019.

SIRGY, M. Joseph. Self-concept in consumer behavior: A critical review. Journal of consumer research, v. 9, n. 3, p. 287-300, 1982.

MAINWARING, S. D., ANDERSON, K., & CHANG, M. F. What's in your wallet? Implications for global e-wallet design. In CHI'05 Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems (pp. 1613-1616), 2005.

MENDES, Lucas. Investigações sobre as influências da presença espacial na experiência do usuário em artefatos de realidade virtual. Departamento de Design, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2020.

NEVES, M. A. Caracterização do Usuário através de uma Perspectiva do Comportamento do Consumidor. Departamento de Design, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2016

ROSENBERG, M. Conceiving the Self. Publisher, Basic Books, 1979.

ZHOU, T. An empirical examination of users' switch from online payment to mobile payment. International Journal of Technology and Human Interaction (IJTHI), 11(1), 55-66, 2015.

WANIA, C. E., ATWOOD, M. E., & MCCAIN, K. W. How do Design and evaluation interrelate in HCI research?. In Proceedings of the 6th conference on Designing Interactive Systems (pp. 90-98), 2006.

TENG, S., & KHONG, K. W. Examining actual consumer usage of E-wallet: A case study of big data analytics. Computers in Human Behavior, 121, 106778, 2021.

WALLACE, E., BUIL, I., CHERNATONY, L. "Consumers’ self-congruence with a “Liked” brand: Cognitive network influence and brand outcomes", European Journal of Marketing, Vol. 51 Issue: 2, pp.367-390, https://doi.org/10.1108/EJM-07-2015-0442, 2017.

HANINGTON, Bruce; MARTIN, Bella. Universal Methods of Design: 100 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions. Everley, MA, USA: Rockport, 2012.

CAPPELLARI, Gabriela; COSTA, Rafaela; ZAMBERLAN, Luciano; SPAREMBERGER, Ariosto; SAUSEN, JO. Self-concept, lifestyle, and consumption of feminine fashion clothing. Journal of Business and Administration of the Amazon, V.9, n.2, Special, 2017.

JAMAL, A. & Goode, M.. Consumers and brands: A study of the impact of self-image congruence on brand preference and satisfaction. Marketing Intelligence & Planning, 19(4), 482-492, 2001.

ROE, David; BRUWER, Johan. Self-concept, product involvement, and consumption occasions: Exploring fine wine consumer behavior. British Food Journal, Vol. 119 Issue: 6, pp. 1362, 2017.

TOTH, M. The role of Self-concept in consumer behavior. UNLV Theses/Dissertations/Professional Papers/Capstones. Paper, 2161, 2014.

VASQUEZ, M. M. et al. Intuitividade de um produto assistivo de uso doméstico e influência das affordances na percepção. Human Factors in Design, v. 5, n. 9, p. 003-017, 4 ago. 2016

MIRANDA, David; LI, Carmen; DARIN, Ticianne. Ues-br: Translation and cross-cultural adaptation of the user engagement scale for brazilian portuguese. Proceedings of the ACM on Human-Computer Interaction, v. 5, n. CHI PLAY, p. 1-22, 2021.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

CORREIA, Walter; GOMES, Alex Sandro; CAMPOS, Fabio; SILVA, Fabio. Avaliação de experiência de uma carteira digital usando um método baseado em Autoconceito. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 13, n. 25, p. 76–91, 2024. DOI: 10.5965/2316796313252024076. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/23308. Acesso em: 20 dez. 2024.