Requisitos para projetos de computação vestível para crianças autistas com base no Design Centrado no Humano

Autores

  • Carla Feder Wick Universidade da Região de Joinville - Joinville PPG Design
  • Anna Luiza Moraes de Sá Cavalcanti Universidade da região de Joinville PPG Design
  • Giselle Schmidt Alves Díaz Merino Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • João Eduardo Chagas Sobral Universidade da região de Joinville PPG Design

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796309172020122

Resumo

O autismo é uma síndrome caracterizada por alterações na comunicação, na interação social e na imaginação. A percepção da falta de informação, o preconceito e a oportunidade de utilizar novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida de crianças autistas, pautaram a investigação. Este artigo tem por objetivo apresentar os requisitos para projeto de computação vestível, recorte da pesquisa no mestrado profissional em design, que gerou uma proposta conceitual de computação vestível por meio da abordagem do Design Centrado no Humano. Os requisitos foram levantados na pesquisa de campo com os responsáveis pelas crianças, fator relevante pela vivência com as necessidades perceptivas, físicas e emocionais enfrentadas. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e aprovado com o protocolo nº 81167917.6.0000.5366. Os requisitos para projetos de artefatos de computação vestível, destinado ao auxílio de crianças autistas, fazem parte dos resultados alcançados e espera-se que contribuam para além das soluções formais, estéticas e tecnológicas, com atributos que consideram os aspectos subjetivos, emocionais e perceptivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Feder Wick, Universidade da Região de Joinville - Joinville PPG Design

Graduada em Design de Moda (UNIASSELVI)

Especialista em Design Gráfico, Comunicação e Tecnologi (UNIASSELVI)

Mestre em Design (UNIVILLE)

Anna Luiza Moraes de Sá Cavalcanti, Universidade da região de Joinville PPG Design

Graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (1983). Mestrado em Industrial Design com enfoque em Biônica pelo Centro Ricerca do Istituto Europeo di Design-IED-Milão-Itália (1992)Professora da Universidade da Região de Joinville/Santa Catarina do PPG Design - Mestrado Profissional em Designe do Curso de graduação em Design 

Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Pesquisadora CNPq - PQ2
Profa. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESCDepartamento de Design/ Centro de Artes - CEARTProfa. Programa de Pós-graduação em Design - UFSC Coordenadora de Projetos do Núcleo de Gestão de Design - NGD/UFSC
Membro da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva - RPDTA 

João Eduardo Chagas Sobral, Universidade da região de Joinville PPG Design

Doutor em Design e Sociedade pela PUC-Rio (2011). Mestrado em Educação pela FURB-Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002). Graduado em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco (1983).Professor da Universidade da Região de Joinville/Santa Catarina do PPG Design - Mestrado Profissional em Designe do Curso de graduação em Design.Coordenador do Mestrado Profissional em Design 

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

WICK, Carla Feder; CAVALCANTI, Anna Luiza Moraes de Sá; MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz; SOBRAL, João Eduardo Chagas. Requisitos para projetos de computação vestível para crianças autistas com base no Design Centrado no Humano. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 122–136, 2020. DOI: 10.5965/2316796309172020122. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796309172020122. Acesso em: 22 dez. 2024.