Assistive Devices for Handwriting Tool: Perception of satisfaction and performance

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796312242023116

Keywords:

personal satisfaction, environmental performance, self-help devices

Abstract

The objective of this study was to verify the influence of four models of assistive devices designed for tripod prehension, in the variables satisfaction with the device, satisfaction in the accomplishment and performance of the writing activity. This was a cross-sectional study composed of thirty university students, using two data collection instruments, QUEST 2.0 and COPM. The results indicated satisfaction with the adapters, as well as in their use for the writing activity. This study contributes to occupational therapists, educators, design and engineering in the development of new devices and the indication of adapters.

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Author Biographies

Ana Beatriz Vasconcelos, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Discente do curso de Graduação em Terapia Ocupacional, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília. Bolsista de Iniciação Científica (CNPq). Membro do Laboratório de Investigação em Neuropediatria, Tecnologia e Inclusão, LINTI, coordenado pela Profa Dra Luciana Ramos Baleotti. Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, UNESP, Marília. 

Bruna dos Santos Zucco, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Natural de Ribeirão Preto, graduanda de Terapia Ocupacional pela Unesp. Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Estadual Paulista, UNESP - Campus Marília.

Ana Lya Moya Ferrari, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestra e Doutora em Design (Linha de pesquisa em Ergonomia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possui graduação em Design de Produto pela UNESP atuando principalmente nas seguintes áreas: ergonomia, design inclusivo, impressão 3D, usabilidade e acessibilidade com foco em Experiência do Usuário e Tecnologia Assistiva.

Ana Elisa Zuliani Stroppa Marques, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia neurológica - EPM - UNIFESP e no Conceito Bobath Adulto e Infantil, Mestre em Anatomia Humana - UNICAMP e Doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Unesp / Campus Rio Claro. Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP desde abril de 2008.

Luciana Ramos Baleotti, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Luciana Ramos Baleotti é Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil. É professora do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias do Instituto de Biociências da UNESP. Seus interesses de pesquisa incluem tecnologia assistiva, tecnologia de reabilitação, deficiência, neuropediatria,  interações entre usuários e tecnologia assistiva e produtos de reabilitação, design universal e design centrado no usuário.

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Published

2023-12-13

How to Cite

VASCONCELOS, Ana Beatriz; ZUCCO, Bruna dos Santos; FERRARI, Ana Lya Moya; MARQUES, Ana Elisa Zuliani Stroppa; BALEOTTI, Luciana Ramos. Assistive Devices for Handwriting Tool: Perception of satisfaction and performance. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 12, n. 24, p. 116–125, 2023. DOI: 10.5965/2316796312242023116. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/24605. Acesso em: 22 dec. 2024.