Moda e inclusão: cocriação de vestuário para crianças e adolescentes com deficiência visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796313252024140

Palavras-chave:

moda, inclusão, cocriação, deficiência visual, crianças

Resumo

Partindo da importância de estimular crianças e adolescentes com deficiência visual nas sensações táteis, auditivas, e para interações com o ambiente ao seu redor, este artigo objetivou: o contato com uma instituição que realiza estimulação visual/ essencial; aplicação do Co-wear: Método de Cocriação de moda funcional junto aos participantes, seus pais e professores; projeto, desenvolvimento e avaliação de uma coleção de moda funcional que atendesse os requisitos de projeto dos participantes. A partir de uma pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória e da realização de estudos de casos os objetivos foram alcançados. Foram desenvolvidas 8 camisetas com recursos táteis, auditivos e que favorecessem as interações dos participantes, que experimentaram e avaliaram bem os vestuários.

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Biografia do Autor

Bruna Brogin, Universidade Feevale

Pós- doutora em Design pela Feevale (2023). Doutora em Design pela Universidade Federal do Paraná (2019). Realizou estágio doutoral na Sapienza Università di Roma (2017). Mestre em Gestão Estratégica do Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Especialista em Design Experiencial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Graduada em Design de Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011). Lecionou no Curso Técnico em Modelagem do Vestuário (SENAI), Graduação em Moda da Unicesumar Ponta Grossa, Técnico Integrado em Modelagem do Instituto Federal de Goiás. 

Claudia Schemes, Universidade Feevale

Doutora, mestra e graduada em História, professora do curso de Moda e do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale, Novo Hamburgo/RS).

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Publicado

2024-09-10

Como Citar

BROGIN, Bruna; SCHEMES, Claudia. Moda e inclusão: cocriação de vestuário para crianças e adolescentes com deficiência visual. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 13, n. 25, p. 140–164, 2024. DOI: 10.5965/2316796313252024140. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/24608. Acesso em: 20 dez. 2024.