Arte e moda: uma experiência na Escolinha de Arte do Recife
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630512021111Palavras-chave:
Arte/educação, Estamparia, Iza do Amparo, SustentabilidadeResumo
Partindo da compreensão da Abordagem Triangular como caminho para elaboração de mundos por meio de interpretações de imagens, objetos artísticos e contextos, serão apresentados neste artigo alguns procedimentos arte/educativos desenvolvidos durante o curso de férias da Escolinha de Arte do Recife (EAR) no ano de 2020. A fim de registrar como a instituição vem atuando, primeiramente faremos uma breve contextualização histórica do surgimento da instituição e de suas perspectivas pedagógicas na contemporaneidade, para em seguida observarmos a atividade artística de estamparia com materiais alternativos. Apresentaremos como ocorreu o processo de formação estética e ética de crianças na EAR, como elas ampliaram suas percepções sobre as temáticas: Sustentabilidade, desigualdade social e Cultura local. No final, como será visto, guiado pelas técnicas de estamparia utilizadas por alguns artistas, o arte/educador promoveu experiências artísticas que prepararam previamente as crianças para a experiência do encontro presencial com a artista Iza do Amparo.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves. de. Abordagem triangular no ensino das artes como teoria e a pesquisa como experiência criadora. Recife: Editora SESC, 2016
DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. (Org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013, p. 27-35
IAVELBERG, Rosa. Para Gostar de Aprender Arte, Sala de Aula e Formação de Professores. Porto Alegre: Artmed. 2003
PUCCINI, Camila; ROBIC, André. Lowsumerism: o consumo consciente no mercado da moda. XI Semana de extensão, pesquisa e pós-graduação – sepesq sepesq, out. 2015. Laureate International Universities . UniRitter. Porto alegre: 2015. Acesso:https://www.uniritter.edu.br/files/sepesq/arquivos_trabalhos/3612/663/753.pdf
SILVA, Maria Betânia e. Memórias não são só memórias: a Escolinha de Arte do Recife (1953-2013). Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013.
Figura 1: https://www.spotart.com.br/izadoamparo
Figura 2:https://www.spotart.com.br/izadoamparo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 EDIEL ANDRADE MOURA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".