Garment pattern making and visual syntax: an essential connection for building the project thinking

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630422020247

Resumo

This paper describes the results achieved through an integrated assignment performed during the 2nd semester of 2019 in the undergraduate course of Fashion Design at the State University of Londrina (UEL, in the Portuguese acronym), whose pedagogical project is grounded on the Project-Based Learning (PjBL) and on an interdisciplinary approach.

Conducted with the first-year students, this study intends to analyze the pedagogical efforts performed to promote the development of their ability with the formal syntax in fashion design and the garment pattern making as parts that combine to build the project thinking. In order to do so, we applied a methodological approach based on a collection of imagery boards and the organization of the MODThink model (EMÍDIO, 2018).


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Antonia Romão da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR

Doutoranda em Educação do programa da Universidade Estadual de Londrina - PPEDu UEL. Mestre em Educação (PPEDu - UEL), especialista em Metodologia da Ação Docente (UEL), especialista em Gestão do Design (UEL) e graduada em Design de Moda (UEL). Atua como docente e pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina nas áreas de comunicação visual, projeto, gestão do design, modelagem, processos de ensino aprendizagem e desenvolvimento humano. Membro dos grupos de pesquisa certificados pelo CNPq: Design de Moda; Cognitivismo e Educação.Atualmente desenvolve estudos sobre o uso de inteligência artificial e realidade aumentada na promoção da autorregulação da aprendizagem no ensino de design de moda.

Thassiana de Almeida Miotto Barbosa, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR

Mestre em Design (PPG Design - UNESP), especialista em Gestão do Design (UEL) e graduada em Design de Moda (UEL). Docente e pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina, atua e pesquisa assuntos da área de modelagem do vestuário e metodologia de projeto. Membro do grupo de pesquisa Design de Moda, certificado pelo CNPq.

 

Maria Celeste Sanches, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR

Graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal do Paraná, possui Especialização em Moda pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista, Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Doutorado em Diseño, Fabricación y Gestión de Proyectos Industriales, pela Universitat Politècnica de València. Atualmente, é professora convidada (pós-graduação) na Universidade Estadual de Londrina e professora associada na Universidad Antonio de Nebrija (Espanha). Membro do Grupo de Pesquisa Design de Moda (CNPq) e do Grupo Internacional de Investigación en Diseño Sistémico (Universitat Politècnica de València - Espanha). Colaboradora Internacional da ABEPEM - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda. Pesquisadora no campo das metodologias de design, con enfoque na abordagem sistêmica e sintaxe visual no design de moda.

Referências

BLOECHLE, Johannes et al. Neuro-cognitive mechanisms of global Gestalt perception in visual quantification. NeuroImage, v. 181, p. 359-369, 2018.

DUARTE. Sonia.; SAGGESE, Sylvia. Modelagem Industrial Brasileira. 4.ed. Rio de Janeiro: Editora Guarda-Roupa, 2008.

DUBURG, Annette. Moulage: arte e técnica no design de moda. Porto Alegre: Bookman, 2012.

EMÍDIO, Lucimar de Fátima Bilmaia. Modelo MODThink: o pensamento de design aplicado ao ensino-aprendizagem e desenvolvimento de competências cognitivas em modelagem do vestuário. 2018. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2018.

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura virtual da forma. São Paulo: Escrituras Editora, 2004.

MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. 2.ed. Rio de Janeiro: 2ab, 2007.

RIVERA-DÍAZ, Luis Antonio. Innovación didáctica en el campo del Diseño: una propuesta centrada en la cultura proyectual. Cuadernos de Diseño: diseño en red, Madrid, n.6, febrero, 2017, p. 2026-2323.

SANCHES, Maria Celeste de Fátima. Moda e projeto: estratégias metodológicas em design. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

SILVA, Maria Antônia Romão da; BARBOSA, Thassiana de Almeida Miotto. O diálogo entre os elementos da comunicação visual e a modelagem no projeto de design de moda. In: ITALIANO, Izabel. Cristina; SOUZA, Patrícia de Mello (org.). Os caminhos da pesquisa em modelagem: história, ensino, conceitos e práticas. Volume 1. São Paulo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades, 2019. p. 185-206.Disponível em: <http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/445>. Acesso em: 27 jan. 2020.

SILVA, Maria Antônia Romão da; SANCHES, Maria Celeste. Articulando a Forma: ações pedagógicas transversais para a construção do conhecimento de sintaxe visual. ModaPalavra, v. 13, n. 27, p. 200-234, 2020. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/15437/10965>. Acesso em: 27 jan. 2020.

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

DA SILVA, Maria Antonia Romão; BARBOSA, Thassiana de Almeida Miotto; SANCHES, Maria Celeste. Garment pattern making and visual syntax: an essential connection for building the project thinking. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 247–251, 2020. DOI: 10.5965/25944630422020247. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/17804. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Versão em língua estrangeira