O ensino de história da moda no sul do país

Autores

  • Mara Rúbia Sant'Anna Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630222018170

Resumo

Estudo exploratório a partir de dados coletados junto às instituições de ensino superior de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tendo como objetivo discutir a dimensão do ensino de história da moda nos cursos de Design de Moda, cotejando a importância do desenvolvimento da consciência histórica crítica dos estudantes e, para tanto, são analisados as metodologias de ensino aplicadas e os objetivos gerais que as motivaram conforme encontrados nos planos de ensino pesquisados, bem como, ponderados a formação e capacitação dos professores atuantes no ensino de história na época da pesquisa de campo. Os resultados indicam um caminho de reflexão a ser percorrido tanto por instituições de ensino como por parte dos professores e profissionais envolvidos no trabalho universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Rúbia Sant'Anna, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutora em História pela UFRGS (2005) e pós-doutoramento em 2011 pela Université de Strasbourg e em 2017 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/PPGAV.

Referências

ANASTASIOU, Lea das Graças C. Construindo a docência no ensino superior: relações entre saberes pedagógicos e saberes científicos. In: ROSA, Dalva E. Gonçalves; SOUZA, Camilo de Souza. Didática e práticas de Ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

BAGGIO, G., SCHOSSLER, D., DULLIUS, M. Utilizando diferentes metodologias para o ensino de matrizes: Uso de modelagem matemática e recursos computacionais em dois ambientes escolares. Revista dos Destaques Acadêmicos, ano 2, n 4, 2010, p. 9-15. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/viewFile/104/62

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Obras Escolhidas, vol. 1. Org. Sergio Paulo Rouanet, SP: Brasiliense, 1987, pp. 222 – 232.

BERNARDO, Susana Barbosa Ribeiro. O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental: o uso de fontes. 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Centro de Letras e Ciências, Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2009.

BONADIO, Maria Claudia; MARINHO, Maria Gabriela S. M. C.; WAJNMAN, Solange. Moda e conhecimento: Interfaces com as ciências humanas e a comunicação. Iara: Revista de Moda, Cultura e Arte, São Paulo, v. 3, n. 3, p.01-04, 12/2010. Disponível em: <http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistaiara/wpcontent/uploads/2015/01/IARA_vol3_n3_Completa_2010.pdf#page=53>. Acesso em: 19 set. 2016.

CABRAL, Maria Helena. História e Medicina: a Herança Arcaica de um Paradigma. Revista Eletrônica História, Ciências, Saúde, on-line. Rio de Janeiro, nov 1999 – fev 2000, p. 551-575.

CALDAS, Dario. Cursos e Desvios do Ensino Superior de Moda. In: CALDAS, Dário. Observatório de Sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004.

CERRI, Luis Fernando. Ensino de História e consciência histórica: Implicações didáticas de uma discussão contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

DULCI, Luciana Crivellari. O conhecimento nos cursos superiores brasileiros: a constituição da formação em Design de Moda. In: CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE SOCIOLOGIA, 29., 2013, Chile. Acta Cientifica. Chile: Alas, 2013. p. 1 - 11. Disponível em: <http://actacientifica.servicioit.cl/biblioteca/gt/GT25/GT25_CrivellariDulci.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2016.

FELIS, C., P. Planejamento escolar. Disponível em: <http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/33896>. Acesso em: 2010

FERREIRA, Terezinha Francelino. A Disciplina História da Matemática: um estudo sobre as concepções do professor do ensino superior. 2005. 146 f.. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2005.

GODOY, Arilda Schmidt. Revendo a aula expositiva. In: MOREIRA, Daniel Augusto (Org.). Didática do ensino superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 2000.

HAYDT, R. C. C. Curso de didática geral. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006.

LEAL, R. B. Planejamento de Ensino, Peculiaridade significativas. Revista Iberoamericana de Educación, Vol. 37, n. 3, 2005. Disponível em: http://www.rieoei.org/deloslectores/1106Barros.pdf

LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Desenvolvimento Profissional do Professor: Desafios institucionais. In: SADALLA, A. M. F. de; AZZI, R. G.; BATISTA, S. H. S. S. (Orgs). Formação de Professores: discutindo o ensino de Psicologia. 2ª Ed. Ver. São Paulo: Alínea, 2016.

MASETTO, M. T. (Org) Ensino de engenharia: técnicas para otimização das aulas. São Paulo: Avercamp Editora, 2007.

MORETTO, V. C. Planejamento: Planejando a educação para o desenvolvimento de competências. Petrópolis: Vozes, 2007.

OKI, Maria da Conceição Marinho. MORADILLO, Edílson Fortuna. O ensino da História da Química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Revista Ciência e Educação, on-line, 2008, p. 67-88.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis. Caderno de Formação: formação de professores educação infantil princípios e fundamentos. Acervo digital Unesp, v. 3, p. 27-39, mar. 2011. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/320/1/01d14t01.pdf> Acesso em: 19 mar. 2018.

PAIXÃO, Cassiane de Freitas. Educação superior no Brasil: diferentes fases, outras características. Caderno ANPAE, on-line, 2010.

PROUST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão. Teorias Implícitas na Ação Docente: Contribuição teórica ao desenvolvimento do professor prático-reflexivo. In: SADALLA, A. M. F. de; AZZI, R. G.; BATISTA, S. H. S. S. (Orgs). Formação de Professores: discutindo o ensino de Psicologia. 2ª Ed. Ver. São Paulo: Alínea, 2016.

SANT’ANNA, Ilza Martins. Didática – aprender a ensinar. Rio de Janeiro: Editora Loyola, 1993.

SANT'ANNA, Mara Rúbia. Disciplinas teóricas e a formação do profissional de moda - estudo a partir da História da Moda. In: International Fashion and Design Conference, 2012, Guimarães. Anais 1o. CIMODE. Porto: Universidade do Minho, 2012. v. 1. p. 3061-3072.

SILVA, Lívia Ramos de Souza, REIS, Marlene Barbosa de Freitas. Docente do ensino superior e a importância da formação pedagógica. In: Anais do I Seminário sobre docência universitária. Universidade Estadual de Goiás, março de 2011, pp. 1- 30.

TAKAHASHI. R. T., FERNANDES, M. F. P. Plano de aula: conceitos e metodologia. Revista ACTA, v. 17, n 1, 2004, p.114-118. Disponível em: http://lms.ead1.com.br/upload/biblioteca/modulo_3658/QGFZJBHV7Z.pdf Acesso em 12 de dezembro de 2014.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

SANT’ANNA, Mara Rúbia. O ensino de história da moda no sul do país. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 170–199, 2018. DOI: 10.5965/25944630222018170. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/12379. Acesso em: 10 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>