O ensino de história da moda no sul do país
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630222018170Resumo
Estudo exploratório a partir de dados coletados junto às instituições de ensino superior de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tendo como objetivo discutir a dimensão do ensino de história da moda nos cursos de Design de Moda, cotejando a importância do desenvolvimento da consciência histórica crítica dos estudantes e, para tanto, são analisados as metodologias de ensino aplicadas e os objetivos gerais que as motivaram conforme encontrados nos planos de ensino pesquisados, bem como, ponderados a formação e capacitação dos professores atuantes no ensino de história na época da pesquisa de campo. Os resultados indicam um caminho de reflexão a ser percorrido tanto por instituições de ensino como por parte dos professores e profissionais envolvidos no trabalho universitário.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Lea das Graças C. Construindo a docência no ensino superior: relações entre saberes pedagógicos e saberes científicos. In: ROSA, Dalva E. Gonçalves; SOUZA, Camilo de Souza. Didática e práticas de Ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
BAGGIO, G., SCHOSSLER, D., DULLIUS, M. Utilizando diferentes metodologias para o ensino de matrizes: Uso de modelagem matemática e recursos computacionais em dois ambientes escolares. Revista dos Destaques Acadêmicos, ano 2, n 4, 2010, p. 9-15. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/viewFile/104/62
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Obras Escolhidas, vol. 1. Org. Sergio Paulo Rouanet, SP: Brasiliense, 1987, pp. 222 – 232.
BERNARDO, Susana Barbosa Ribeiro. O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental: o uso de fontes. 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Centro de Letras e Ciências, Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2009.
BONADIO, Maria Claudia; MARINHO, Maria Gabriela S. M. C.; WAJNMAN, Solange. Moda e conhecimento: Interfaces com as ciências humanas e a comunicação. Iara: Revista de Moda, Cultura e Arte, São Paulo, v. 3, n. 3, p.01-04, 12/2010. Disponível em: <http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistaiara/wpcontent/uploads/2015/01/IARA_vol3_n3_Completa_2010.pdf#page=53>. Acesso em: 19 set. 2016.
CABRAL, Maria Helena. História e Medicina: a Herança Arcaica de um Paradigma. Revista Eletrônica História, Ciências, Saúde, on-line. Rio de Janeiro, nov 1999 – fev 2000, p. 551-575.
CALDAS, Dario. Cursos e Desvios do Ensino Superior de Moda. In: CALDAS, Dário. Observatório de Sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004.
CERRI, Luis Fernando. Ensino de História e consciência histórica: Implicações didáticas de uma discussão contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
DULCI, Luciana Crivellari. O conhecimento nos cursos superiores brasileiros: a constituição da formação em Design de Moda. In: CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE SOCIOLOGIA, 29., 2013, Chile. Acta Cientifica. Chile: Alas, 2013. p. 1 - 11. Disponível em: <http://actacientifica.servicioit.cl/biblioteca/gt/GT25/GT25_CrivellariDulci.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2016.
FELIS, C., P. Planejamento escolar. Disponível em: <http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/33896>. Acesso em: 2010
FERREIRA, Terezinha Francelino. A Disciplina História da Matemática: um estudo sobre as concepções do professor do ensino superior. 2005. 146 f.. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2005.
GODOY, Arilda Schmidt. Revendo a aula expositiva. In: MOREIRA, Daniel Augusto (Org.). Didática do ensino superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 2000.
HAYDT, R. C. C. Curso de didática geral. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006.
LEAL, R. B. Planejamento de Ensino, Peculiaridade significativas. Revista Iberoamericana de Educación, Vol. 37, n. 3, 2005. Disponível em: http://www.rieoei.org/deloslectores/1106Barros.pdf
LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Desenvolvimento Profissional do Professor: Desafios institucionais. In: SADALLA, A. M. F. de; AZZI, R. G.; BATISTA, S. H. S. S. (Orgs). Formação de Professores: discutindo o ensino de Psicologia. 2ª Ed. Ver. São Paulo: Alínea, 2016.
MASETTO, M. T. (Org) Ensino de engenharia: técnicas para otimização das aulas. São Paulo: Avercamp Editora, 2007.
MORETTO, V. C. Planejamento: Planejando a educação para o desenvolvimento de competências. Petrópolis: Vozes, 2007.
OKI, Maria da Conceição Marinho. MORADILLO, Edílson Fortuna. O ensino da História da Química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Revista Ciência e Educação, on-line, 2008, p. 67-88.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis. Caderno de Formação: formação de professores educação infantil princípios e fundamentos. Acervo digital Unesp, v. 3, p. 27-39, mar. 2011. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/320/1/01d14t01.pdf> Acesso em: 19 mar. 2018.
PAIXÃO, Cassiane de Freitas. Educação superior no Brasil: diferentes fases, outras características. Caderno ANPAE, on-line, 2010.
PROUST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão. Teorias Implícitas na Ação Docente: Contribuição teórica ao desenvolvimento do professor prático-reflexivo. In: SADALLA, A. M. F. de; AZZI, R. G.; BATISTA, S. H. S. S. (Orgs). Formação de Professores: discutindo o ensino de Psicologia. 2ª Ed. Ver. São Paulo: Alínea, 2016.
SANT’ANNA, Ilza Martins. Didática – aprender a ensinar. Rio de Janeiro: Editora Loyola, 1993.
SANT'ANNA, Mara Rúbia. Disciplinas teóricas e a formação do profissional de moda - estudo a partir da História da Moda. In: International Fashion and Design Conference, 2012, Guimarães. Anais 1o. CIMODE. Porto: Universidade do Minho, 2012. v. 1. p. 3061-3072.
SILVA, Lívia Ramos de Souza, REIS, Marlene Barbosa de Freitas. Docente do ensino superior e a importância da formação pedagógica. In: Anais do I Seminário sobre docência universitária. Universidade Estadual de Goiás, março de 2011, pp. 1- 30.
TAKAHASHI. R. T., FERNANDES, M. F. P. Plano de aula: conceitos e metodologia. Revista ACTA, v. 17, n 1, 2004, p.114-118. Disponível em: http://lms.ead1.com.br/upload/biblioteca/modulo_3658/QGFZJBHV7Z.pdf Acesso em 12 de dezembro de 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".