A pintura em pânico, a fotomontagem e a pós-modernidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0012Palavras-chave:
Fotografia - Efeitos especiais, Fotomontagem, Lima, Jorge de, 1893-1953Resumo
Observando as indicações de Erwin Panofsky (1955) sobre o modo pelo qual uma obra de arte pode ser interpretada, este artigo propõe uma aproximação entre o livro de fotomontagens A pintura em pânico (1943), do poeta Jorge de Lima (1893-1953), e o conceito de pós-modernidade desenvolvido por Gianni Vattimo em A sociedade transparente (1989). Para tanto, contextualiza-se a fotomontagem de vanguarda como uma subversão do próprio princípio fotográfico enquanto análogo da realidade, e ainda como uma afronta à pintura enquanto método canônico de composição pictórica. Recorre-se ainda, à aproximação estabelecida por Gianni Vattimo entre os conceitos de shock em Walter Benjamin (1955), e o stoss de Martin Heidegger (1977), para sugerir que a fotomontagem transcendeu o periodo no qual surgiu e funciona como uma espécie de analogia à condição pós-moderna, que é, sobretudo, multiforme.
Downloads
Referências
ADES, D. Photomontage. New York: Pantheon Books, 1976.
AMARAL JR., A. Jorge de Lima, fotógrafo supra-realista. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, n. 36, 9 jul. 1938, p. 5 e p. 12. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/003581/23298. Acesso em: 25 fev. 2020.
ASSUNÇÃO, T. R. Fotomontagem e colagem poética em Jorge de Lima. Éspeculo: revista de estudios literários, Madri, ano 10, n. 31, nov.- fev., 2005-2006. Disponível em: http://www.ucm.es/info/especulo/numero31/jorlima.html. Acesso em: 02 mar. 2020.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. 1955. Website PhilArchive. Disponível em: https://philarchive.org/archive/DIATAT Acesso em: 27 fev. 2020.
ERNST, M. The Hundred Headless Woman (La Femme 100 têtes), 1929. Website MoMA. Disponível em: https://www.moma.org/collection/works/229544 Acesso em: 12. mar. 2020.
EXPOSIÇÃO CAIXA CULTURAL RIO. A Pintura em Pânico: fotomontagens Jorge de Lima. Rio de Janeiro, 15 mar. - 03 maio, 2010. Website Rio & Cultura. Disponível em: http://www.rioecultura.com.br/expo/expo_resultado2.asp?expo_cod=1486. Acesso em: 28 fev. 2020.
FABRIS, A. Fotomontagem e surrealismo: Jorge de Lima. Revista USP, São Paulo, n. 55, p. 143-151, 30 nov. 2002. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i55p143-151. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/35154 Acesso em: 20 fev. 2020.
FABRIS, A. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. v.2
FERNANDES, M. L. B. R. A Fotomontagem no Seculo XIX: da mecânica à narratologia. Revista Rhetorikê, Portugal, n. 4, p. 37-76, maio de 2012. Disponível em: http://www.rhetorike.ubi.pt/04/pdf/Rhetorike-04-03-fernandes.pdf. Acesso em: 19 fev. 2020.
HEIDEGGER, M. A origem da obra de arte. Lisboa: Edições 70, 1977.
LIMA, J. de. A pintura em pânico. Rio de Janeiro: [s. n.], 1943.
LYOTARD, J.-F. A condição pós-moderna. São Paulo: José Olympio, 1986.
MACHADO, L. Fotografia da capa do original n.177 de A pintura em pânico (1943). Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
MONTEJO NAVAS, A. Fotografia e poesia (afinidades eletivas). São Paulo: Ubu Editora, 2017.
PANOFSKY, E. O Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2014.
SACCHETTIN, P. A pintura em pânico: fotomontagens de Jorge de Lima. 2018. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331878. Acesso em: 25 fev. 2020.
VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Lisboa: Relógio D’água, 1992.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Lorena Machado Macêdo Oliveira, Luciane Viana Barros Páscoa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.