PCIEXS – proposta de processo para a construção de identidade e experiências sonoras entre marcas e clientes

Autores/as

  • Clarissa Martins Alves Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Rodrigo Souza Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Luiz Salomão Ribas Gomez Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312911162016140

Resumen

O design de experiências vem se consolidando como um campo de estudo com variadas abordagens. No contexto da gestão de marcas faz-se cada vez mais necessário propor caminhos para o desenvolvimento de experiências, contribuindo para uma abordagem holística e integrada da comunicação de marca. O presente estudo teve como objetivo desenvolver uma proposição metodológica para a identificação e tradução da identidade de marca para uma linguagem musical. Buscou-se desenvolver processos baseados na identidade de marca capazes de orientar a construção de experiências sonoras em pontos de venda, traduzindo conceitos da marca em conceitos musicais. A pesquisa proposta pode ser classificada como de natureza aplicada e de abordagem qualitativa. Propõe-se um processo desenvolvido através de pesquisas bibliográficas e descreve-se um caso de aplicação como meio de exemplificar sua aderência a uma situação real. Foram apresentados os resultados da utilização do processo proposto, bem como as impressões dos envolvidos sobre sua aplicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clarissa Martins Alves, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda e Especialista em Gestão de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Coolhunting pelo Istituto Europeo di Design de Barcelona. Graduada em Design de Produto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) foi Colaboradora do Grupo de Engenharia do Produto, Processo e Serviço (GEPPS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é mestranda e pesquisadora bolsista da CAPES vinculada ao Programa de Pós Graduação em Design (PPGDesign/UFSC), no qual desenvolve pesquisas nas áreas de tendências, codesign, experiências estéticas e branding. Durante quase dois anos foi Coordenadora de Pesquisa na Audiolab - estúdio de audio branding e marketing sensorial - e possui experiência nas áreas de branding, music branding, pesquisa de tendências e de mercado, music trends e processos criativos.

Rodrigo Souza Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2009). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, Branding com enfase em audiobranding e gestão projetual com enfase em métodos ágeis. Vinculado ao Grupo de Pesquisa Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas.

Luiz Salomão Ribas Gomez, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), revalidado na Universidade da Beira Interior (UBI) como Doutorado em Engenharia e Gestão Industrial (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina onde coordena o Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional - LOGO. Realizou, em 2009, Pos-Doc junto ao UNIDCOM - IADE em LIsboa com o tema Brand DNA. Tem experiência na área de Design em geral, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, metodologia, branding, design industrial e de moda.

Publicado

2016-08-31

Cómo citar

MARTINS ALVES, Clarissa; SOUZA NASCIMENTO, Rodrigo; RIBAS GOMEZ, Luiz Salomão. PCIEXS – proposta de processo para a construção de identidade e experiências sonoras entre marcas e clientes. DAPesquisa, Florianópolis, v. 11, n. 16, p. 140–158, 2016. DOI: 10.5965/1808312911162016140. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/6922. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a