LA INSERCIÓN DE LA DANZA EN EL CURRÍCULO DAS ESCUELAS DE APLICACIÓN

LOGROS, POSIBILIDADES Y RETOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129152021e0026

Palabras clave:

Arte - Estudo e ensino, Dança, Currículo e métodos em educação, Currículos - Mudança - Brasil

Resumen

O trabalho contextualiza e problematiza questões acerca da inserção da Dança no currículo escolar, partindo de experiências de quatro Colégios de Aplicação de diferentes  localidades do Brasil, cujas matrizes curriculares possuem a Dança como componente obrigatório. A partir da observação participante foi possível construir dados acerca de cada uma dessas realidades escolares e promover debates que indicam mudanças ou permanência de problemáticas discutidas na área. O texto faz um breve histórico sobre a legislação específica acerca do ensino da Arte e reflete sobre a Base Nacional Comum Curricular, documento que normatiza o currículo do ensino básico nacional. Observam-se avanços na consolidação da Dança como área autônoma, apesar de ainda existirem dificuldades muito semelhantes nos diferentes contextos estudados, especialmente em se tratando da questão da polivalência no ensino de Arte e da relação com a área da Educação Física.

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Biografía del autor/a

Débora Souto Allemand, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora de Dança do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da mesma Universidade. Mestra em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, com o trabalho intitulado "Corpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo ...AVOA! Núcleo Artístico". Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e Licenciatura em Dança, ambas pela Universidade Federal de Pelotas (2013 e 2015). Foi Professora de Dança contratada no município de Pelotas, atuando nas Escolas Nestor Crochemore e Erasmo Braga com Ensino Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Foi Professora Substituta no curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, na área de Análise do Movimento e Processos criativos (Maio/2016 a Abril/2018). Pesquisadora nos Grupos de Pesquisa OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq) e GESTE - Grupo de Estudos em Teatro e Educação. Foi bailarina e coordenadora do Grupo Artístico Caminhos da Dança na Rua (2015-2018). Como artista da dança, tem experiência com dança contemporânea, danças urbanas e intervenções urbanas. Pesquisa relações entre Dança, Educação e Espaço.

Larissa Verbisck Alcântara Bonfim, Universidade Federal de Pernambuco

Larissa Bonfim é artista da dança, professora e pesquisadora. Mestranda em Dança pela Universidade Federal da Bahia/ UFBA. Possui bacharelado em Dança e licenciatura em Artes - Dança pela Universidade Estadual de Campinas / UNICAMP (2012) e cursa graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal de Pernambuco / UFPE. É professora de Dança do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. Tem interesse de pesquisa nas áreas de artes da cena, educação e antropologia, com ênfase em corpo, performance e cultura popular.

Marlaina Fernandes Roriz, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ensino de Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Graduada em Dança, com Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Viçosa (2010) . É professora efetiva de Dança no Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, desde 2014. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Docência em Dança e atua principalmente nas seguintes áreas: ensino de Dança na escola; linguagem corporal; Arte, educação e inclusão; formação de professor; educação infantil e processos criativos em Dança.

Daniel Santos Costa, Universidade Federal de Uberlância

Sou Professor da Escola de Educação Básica (ESEBA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desde 05/2016. Professor permanente no ProfArtes ? Mestrado Profissional em Artes e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, IARTE-UFU. Doutor em Artes Cênicas pela USP (2019) e Mestre em Artes da Cena da UNICAMP (2014). Sou Bacharel em Dança (2006-2010) e Licenciado em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (2006 - 2010). Atuei como Professor no curso de Artes/Teatro na Subárea Corpo e Movimento, na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no ano de 2015/2016, como Professor de Arte e Vivências Artísticas no Centro Educacional 437 - Rede SESI/SP, entre 2011 e 2015 (no Ensino Fundamental e Médio) e na Rede Pública do Estado de São Paulo, entre 2014 e 2015 (no Ensino Fundamental, Médio e EJA). Atuo como artista e produtor cultural em processos de criação autoral e em colaboração com outros artistas.

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Publicado

2021-08-23

Cómo citar

ALLEMAND, Débora Souto; BONFIM, Larissa Verbisck Alcântara; RORIZ, Marlaina Fernandes; COSTA, Daniel Santos. LA INSERCIÓN DE LA DANZA EN EL CURRÍCULO DAS ESCUELAS DE APLICACIÓN: LOGROS, POSIBILIDADES Y RETOS. DAPesquisa, Florianópolis, v. 16, p. 01–21, 2021. DOI: 10.5965/18083129152021e0026. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/20219. Acesso em: 20 dic. 2024.

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