Pesquisa Performativa: o corpo como meio de investigação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0029

Palabras clave:

Lecoq, Jacques, 1921-1999, Artes cênicas-Metodologia, Improvisação (Representação teatral)

Resumen

Este texto apresenta a pesquisa performativa como metodologia de estudo prático e criativo em uma investigação de mestrado acadêmico com base nos diálogos do corpo. Compartilhamos aqui os processos iniciais de pesquisa em andamento, nos quais são estudados os procedimentos pedagógicos corporais de Jacques Lecoq para o artista cênico, denominados como Sete Níveis de Energia. Apresentamos como a pesquisa performativa abraça nossas proposições para os estudos práticos realizados e também para a construção da escrita que emana dos laboratórios de pesquisa, construída por meio de diário de bordo. A pesquisa performativa aqui é entendida conforme os preceitos de Brad Haseman (2015) e também de pesquisadores e artistas brasileiros que desenvolveram seus estudos nesta perspectiva, como Ciane Fernandes (2014).

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Biografía del autor/a

Nailanita Prette, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestranda em Artes na linha de Artes da Cena pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduada em licenciatura e bacharelado em Dança pela Universidade Federal de Viçosa, técnica em Dança pela Escola Técnica de Arte Municipal Santa Cecília.

Bya Braga (Maria Beatriz Braga Mendonça), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora associada do Departamento de Artes Cênicas da UFMG, com atuação na Graduação em Teatro e na Pós-Graduação em Artes/Linha de Pesquisa Artes da Cena da Escola de Belas Artes, da mesma Universidade

Citas

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Publicado

2020-10-20

Cómo citar

PRETTE, Nailanita; BRAGA (MARIA BEATRIZ BRAGA MENDONÇA), Bya. Pesquisa Performativa: o corpo como meio de investigação. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, n. esp., p. 01–18, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0029. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17962. Acesso em: 20 dic. 2024.