Les Immatériaux
a curadoria do imaterial de Lyotard e a história das exposições
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0010Palabras clave:
Arte - Técnicas de exposições, Curadoria, Imaterialismo (Filosofia)Resumen
O artigo propõe a análise de aspectos da exposição Les Immateriaux. Curada pelo filósofo Jean-François Lyotard em 1964, foi apresentada no Centre Georges Pompidou, em Paris, de 28 de março a 15 de julho de 1985. A mostra significou um marco na história das exposições por servir como veículo visual para a transmissão de um discurso filosófico. Entende-se que a pertinência da análise é advinda da possibilidade de discutir aspectos da metodologia de estudo da história das exposições, da utilização da curadoria aliada ao pensamento filosófico e do diagnóstico de aspectos característicos da curadoria contemporânea.
Descargas
Citas
BIRNBAUM, D.; WALLENSTEIR, S. Spatial Thought. e-flux Architecture, Superhumanity, Istanbul, 7 nov. 2016. Disponível em: http://www.e-flux.com/architecture/superhumanity/66879/spatial-thought/. Acesso em: jul. 2020.
CASTILLO, S. S. D. Arte de expor: curadoria como expoesis. Rio de Janeiro: Nau, 2015.
DANIEL, M.; HUDEK, A. Landmark Exhibitions Issue: Introduction. Tate Papers, Londres, n. 12, outono 2009. Disponível em: http://www.tate.org.uk/research/publications/tate-papers/12/landmark-exhibitions-issue-introduction. Acesso em: 01 jul. 2019.
DÉOTTE, J-L. Os imateriais de Lyotard (1985): um programa figural. Pós, Belo Horizonte, v. 5, n. 9, p. 189-201, maio-out. 2015. Disponível em: https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/264. Acesso em: 01 jul. 2019.
DUFRÊNE, T. Les immatériaux: an “immodern” project. In: HUI, Y.; BROECKMANN, A. 30 Years after Les Immatériaux. Lüneburg: Meson Press, 2015. p. 137-145.
ECO, U. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1991.
GREENBERG, R. Remembering exhibitions: from point to line to web. Tate Papers, Londres, n.12, outono 2009. Disponível em: http://www.tate.org.uk/research/publications/tate-papers/12/remembering-exhibitions-from-point-to-line-to-web. Acesso em: 01 jul. 2019.
HEINICH, N. Les Immatériaux Revisited: Innovation in Innovations. Tate Papers, Londres, n. 12, outono 2009. Disponível em: http://www.tate.org.uk/research/publications/tate-papers/12/les-immateriaux-revisited-innovation-in-innovations. Acesso em: 01 jul. 2019.
HOFFMAN, J. A exposição como trabalho de arte. Concinnitas, Rio de Janeiro, v. 6, p. 19-29, julho 2004.
HUDEK, A. From Over- to Sub-Exposure: The Anamnesis of Les Immatériaux. Tate Papers, Londres, n. 12, outono 2009. Disponivel em: http://www.tate.org.uk/research/publications/tate-papers/12/from-over-to-sub-exposure-the-anamnesis-of-les-immateriaux#footnote21_jrqsgny. Acesso em: 01 jul. 2019.
LEWITT, S. Paragraphs on conceptual art. ARTFORUM, New York, v. 5, n. 10, p. 79-83, verão 1967.
LYOTARD, J.-F. Les Immatériaux. In: GREENBERG, R.; FERGUSON, B.; NAIRNE, S. Thinking About Exhibitions. Nova York: Taylor & Francis, 2005. p. 114-125.
MARTINEZ, E. D. S. Curadoria e expografia em abordagem semiótica. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES DE ARTES PLÁSTICAS, 16., 2007, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPAP, 2007. p. 13-21.
MARTINEZ, E. D. S. O corpo da pesquisa em curadoria - desmembramentos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 22.,2013. Belém. Anais [...]. Belém: ANPAP, 2013. p. 1865-1866.
MEIJERS, D. J. The museum and the ‘ahistorical’ exhibition. The latest gimmick by the arbiters of taste, or an important cultural phenomenon? In: GREENBERG, R.; FERGUSON, B. W.;
NAIRNE, S. Thinking about exhibitions. Nova YorK: Routledge, 2005. p. 5-14.
OBRIST, H. U. Caminhos da curadoria. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.
POISONT, J.-M. Large exhibitions: a sketch of a topology. In: GREENBERG, R.; FERGUSON, B.;
NAIRNE, S. Thinking about exhibitions. Nova York: Routledge, 1996. p. 39-66.
RAJCHMAN, J. Les Immatériaux or How to Construct the History of Exhibitions. Tate Papers, Londres, n. 12, outono 2009. Disponivel em: http://www.tate.org.uk/research/publications/tate-papers/12/les-immateriaux-or-how-to-construct-the-history-of-exhibitions. Acesso em: 01 jul. 2019.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Celina Figueiredo Lage, Amanda Alves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.