O corpo transita no Viewpoints - O Viewpoints transit no corpo: ocorrências possíveis para o corpo como arte

Autores/as

  • Sandra Meyer Nunes UDESC
  • Volmir G. Cordeiro UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129030520081284

Palabras clave:

Corpo, Ambiente, Cena, Procedimento artístico, Identidade, Singularidade, Viewpoints

Resumen

Este estudo apóia-se numa investigação artística que toma o corpo como o lugar da ação, de ocorrências e trânsito de informações e como espaço de produção de conhecimento. As teorias contemporâneas sobre o corpo aqui abordadas, propiciam a compreensão das relações que este estabelece com o ambiente e o reconhecimento das formas de organização elaboradas pelo corpo na sua história e na construção de sua identidade. Os processos de criação de intérpretes-criadores na atualidade são problematizados por meio do Viewpoints (Pontos de Vista), procedimento norte-americano desenvolvido pelas diretoras Anne Bogart e Tina Landau para habilitar atores-bailarinos e performers para a cena. Estes processos são construídos no “sempre-presente” com aquilo que se torna materialidade cênica e se desdobra como obra artística na relação corpo-ambiente.

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Publicado

2019-08-14

Cómo citar

MEYER NUNES, Sandra; G. CORDEIRO, Volmir. O corpo transita no Viewpoints - O Viewpoints transit no corpo: ocorrências possíveis para o corpo como arte. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 1284–1294, 2019. DOI: 10.5965/18083129030520081284. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15878. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Artes Cênicas