Ares de milonga: apontamentos sobre elementos característicos como bases para peformance
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312909112014144Abstract
Este trabalho pretende apresentar algumas características do gênero musical milonga. O objetivo principal reside em estabelecer alguns apontamentos que possam servir como subsídios básicos para o intérprete que pretende abordar tal gênero, numa espécie de performance culturalmente informada, baseada no conceito de performance histórica de Peter Walls. Primeiramente, são apresentadas informações de ordem cultural para uma contextualização inicial. Após, com ênfase em aspectos musicais, são trabalhados detalhadamente exemplos de três tipos de milonga, os quais partem da concepção do meio musical (músicos) no qual está inserida e que caracterizam este gênero. Para finalizar, são analisadas algumas características em amostras do repertório violonístico. Dessa forma, pretende-se contribuir com uma perspectiva interpretativa que dialogue aspectos culturais, técnico-musicais e analíticos como fonte de inspiração para novos milongueiros.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.