Design Thinking e seus códigos visuais na gestão de design para inovação: Inovação incremental pelo modelo GEIDA
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312911162016191Abstract
O presente artigo visa propor reflexões acerca da relação entre a inovação baseada no design, que traz avanços de significado e lida com conhecimentos de linguagens e significações, códigos visuais e a Gestão Estratégica de Design. Para tanto, apresenta um compêndio teórico sobre a inovação baseada em design; habilidades e técnicas do designer, que são facilitadoras para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores (e delimita quando, como, e porque serão utilizadas no modelo GEiDa - Gestão Estratégica integradora de Design atualizado). A Natureza da pesquisa classifica-se como exploratória, com delineamento ex-post-facto, utilizando como estratégia a etnografia por meio de entrevista e observação não participante. Após a aplicação do modelo evidencia-se que se trata de uma estrutura conceitual que permite a aplicação do Design Thinking como ponto de partida; é um meio que possibilita atingir a inovação incremental baseada em design; e aponta a inovação como ponto de chegada e uma porta de entrada definitiva para o design como ferramenta fundamental de estratégia competitiva. Demonstra, ainda, como o modelo GEiDa pode levar a empresa a adotar a inovação incremental por meio da inovação baseada em design.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.