Considerations on the presence of still life in contemporary art

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129152021e0031

Keywords:

Art, Modern - 20th century , Still-life painting, Art- History, Idols and images

Abstract

This article is based on the author's master's thesis about the presence of still lifes in contemporary art. Its purpose is to examine how still lifes in art history go beyond the chronology of time and mark their presence in contemporaneity. From a methodological approach based on bibliographic research and the iconographic study proposed by Georges Didi-Huberman, it presents a comparative analysis between images from different times through the following elements: persistence of motifs, persistence of forms, communication and news. So, it’s concluded that still lifes survive history and are adapted in contemporary art in a contesting and plural way, producing other meanings beyond the previous and conventional ones.

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Author Biographies

Milena Regina Duarte Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Artes Visuais, na linha de pesquisa teórica: Arte e Transversalidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/PPGART - Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Artes Visuais, linha pesquisa teórica em Arte e Cultura, pelo mesmo programa, bolsista DS/CAPES 2018/2019. Graduada em Artes Visuais - Licenciatura Plena pela mesma universidade. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFSM), como bolsista do projeto de extensão: Art in Bag ? Exposições Itinerantes (FIEX/UFSM) e do projeto de extensão NECCA (PROLICEN/UFSM). Membra do grupo de pesquisa: SIGNUM - Desenho e Pintura: procedimentos técnicos e fundamentos iconográficos da arte figurativa (CAL). Tem interesse nas áreas de arte contemporânea, naturezas-mortas, iconografia e estudos da imagem.

Altamir Moreira, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto do Departamento de Artes Visuais, do Centro de Artes e Letras, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui Doutorado (2006) e Mestrado (2002) em Artes Visuais, com ênfase em: História, Teoria e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Bacharelado em Desenho e Plástica (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisa temas relacionados à iconografia da pintura mural religiosa e da paisagem regional. Participou da Assessoria Ad Hoc do CNPq na área relacionada a desenho . Em cursos de graduação lecionou conteúdos relativos à: Pintura, Desenho da Figura Humana, Ilustração e Iconografia, Desenho Geométrico, História da Arte, História da Arte do Brasil, e Apreciação da Arte; Na pós-graduação: Crítica em Arte, Arte: interações e resistências culturais e Metodologia da Pesquisa em Artes Visuais. Desenvolve uma prática artística figurativa com temáticas relacionadas à religião, história, mitologia e paisagem regional. A produção bibliográfica apresenta como principais palavras-chave, os seguintes termos: Iconologia, Iconografia cristã, Arte Religiosa, Pintura Mural, Aldo Locatelli e Angelo Lazzarini. Entre 2011 e 2013, exerceu a função de coordenador do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART). Entre 2015 e 2016 chefiou o Departamento de Artes Visuais. E, atualmente é coordenador do Curso de Graduação em Artes Visuais da UFSM.

References

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RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: WMF; Martins Fontes, 2012.

SCHNEIDER, N. Naturezas-Mortas. Lisboa: Taschen, 2009.

Published

2021-11-10

How to Cite

CORRÊA, Milena Regina Duarte; MOREIRA, Altamir. Considerations on the presence of still life in contemporary art . DAPesquisa, Florianópolis, v. 16, p. 01–13, 2021. DOI: 10.5965/18083129152021e0031. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/20742. Acesso em: 20 dec. 2024.