Método de ensino de software CAD 3D – O vídeo como elemento facilitador da aprendizagem.
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0005Keywords:
Sistemas de ensino- Desenho (Projetos), Produtos novos, Projeto auxiliado por computadorAbstract
O presente artigo demonstra os resultados obtidos a partir de um experimento com um modelo de tutorial direcionado ao ensino de software CAD Tridimensional. Para o seu desenvolvimento foram identificados elementos tais como texto, vídeo e imagens estáticas, assim como o software que permitiria a criação do tutorial. Para este experimento foi utilizado um grupo de 19(dezenove) estudantes do curso de Bacharelado em Design Industrial, onde realizou-se uma seção em um laboratório de informática, para que o método proposto pudesse ser testado e verificado. Os dados apresentados discutem quais as necessidades e preferências do usuário no processo de execução da tarefa visando uma maior interatividade entre instrumento e aprendiz, na busca de uma aprendizagem facilitadora.
Downloads
References
KEEGAN, S.D.; HOLMBERG B.; MOORE, M.; PETERS, O.; DOHMEM, G. Distance Education International Perspectives. Londres: Routllege, 1991.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1993.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na educação: teoria & prática. Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 137-144, set. 2000.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. p.11-65.
NUNES, Ivônio Barros. Noções de educação a distância. 1996. Disponível em: http://www.ibase.org.br/ined ivonio1.html. Acesso em 10 abr. 2008.
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; VALENTE, José Armando. A educação a distância possibilitando a formação do professor com base no ciclo da prática pedagógica. In: MORAES, Maria Candida (org.). Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 2002. Cap. 2, p. 27-38.
SILVEIRA NETO, Walter Dutra. Proposta de Método para Criação e Validação de tutoriais - Aprendizagem de Software Gráfico. Tese (Doutorado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21631@1cação a distância possibilitando a formação do professor Com base no ciclo da prática pedagógica. Acesso em 10 set. 2017.
SILVEIRA NETO, Walter Dutra; SANTOS, Célio Teodorico; BRANDÃO, Claudio de São Plácido. Método de ensino de software CAD 3D - O vídeo como elemento facilitador da aprendizagem. In: CONGRESSO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 13., 2018, Joinville. Anais [...]. São Paulo: Blucher, 2019. p. 850-864. Disponível em: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/299621. Acesso em 10 set. 2019.
VALENTE, J. A. (org.) Por Quê o Computador na Educação? In: Computadores e Conhecimento Repensando a Educação. Campinas, SP: UNICAMP, 1993. cap.2, p. 28-54
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.