The Multisemiotic dimension of the theatrical play:

the experience of developing a radio play with Aphasics

Authors

  • Juliana Pablos Calligaris Instituto de Artes - IA/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0021

Keywords:

Theater-Semiotics, Aphasic persons, Body language in art, Performance art

Abstract

This study exposes one of the results of a research on verbal and non-verbal significance developed through theatrical practice developed in my Master course, based on the observation of the relatioship between language, body and cognition with aphasic people. I investigate the multimodal co-occurrence of semiosis (speech, gesture, body expression, gaze, etc.) with aphasic people, through the interactions of different, yet shared, semiotic processes, active in the construction of meanings, to describe and analyze the role of performative artistic activity in the (re)organization of communicative and expressive possibilities of aphasic individuals in the world and with their peers.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Juliana Pablos Calligaris, Instituto de Artes - IA/UNICAMP

Atriz, professora e pesquisadora teatral desde 1991. Também atua como diretora, orientadora e dramaturga. É doutoranda em Artes da Cena pela UNICAMP. Bacharelado em Artes Cênicas pela UNICAMP. Cursou Licenciatura em Filosofia pela UNICAMP. Mestra em Linguística, Teatro e Semiótica pela Unicamp. Foi jurada dos PROAC´s: Território das Artes (2015), Circulação de Espetáculo Teatral (2016) e Território das Artes (2017) como representante do FLIGSP – Fórum de Cultura e Políticas Públicas em Cultura do Litoral, Interior e Grande São Paulo. Foi orientadora do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria de Estado da Cultura/SP em 2006, 2007, 2008 e 2016. Foi artista­orientadora do Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em 2012. Dirige o espetáculo infantil “Ana Luz” de Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues da Cia da Casa Amarela, de Catanduva. Atua em “Mármores” com texto de direção de Paloma Dourado com Cia de Teatro Estrada, de Indaiatuba. Com a Cia Apocalíptica de São José do Rio Preto, codirige e orienta a montagem de “Revolução dos Bichos”, adaptação infanto-juvenil da obra de George Orwell. Com a Cia Lázara, de Amparo, atua em “Toda Nude será Castigada”, adaptação da obra de Nelson Rodrigues. Com a Cia Aurora de Americana, dirige “O Decreto de um Pequeno Rei ou Para Fugir das Tristeza, espetáculo infantil. Leciona História do Teatro e Indumentária, Caracterização, Cenário e Maquiagem na Escola de Artes Augusto Boal, de Hortolândia. Leciona o curso “O Teatro e a Estrutura da Consciência – Cultura de Paz”, sobre teatro e protagonismo juvenil no projeto Oficinas Socioculturais de Santa Bárbara D`oeste. Com a Cia Tupinambá de Sumaré/Elias Fausto, atua no infantil “Os Contos da Fada Azul”.Pela Cia Trilhas da Arte, sua companhia, de Campinas, dirige o infanto-juvenil com temática indígena “O Pequeno Senhor do Tempo”, de Raphael Júdice e atua em “Janelas para Uma Mulher”, com roteiro de Juliana Calligaris e direção de Letícia Olivares. Contadora de Histórias com a contação “As Histórias de Guacira – A Menina-Pássaro”, histórias indígenas recolhidas por Câmara Cascudo.

References

CALLIGARIS, J. P. A Dimensão Multissemiótica do Jogo Teatral: a Experiência de Elaboração de uma Peça Radiofônica no Programa de Expressão Teatral do Centro de Convivência de Afásicos (CCA - IEL/UNICAMP) . 2016. Dissertação (Mestrado em Lingiística ) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270633. Acesso em 31 jul. 2020.

FABIÃO, E. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, São Paulo, n. 8, p. 235-246, 2008. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/5 7373/60355. Acesso em 31 jul. 2020.

GROTOWSKI, J. Prefácio. In: RICHARDS, T. Trabalhar com Grotowski sobre as Ações Físicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012. p.11-13.

KOUDELA, I. D. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 1991.

NORRIS, S. Analyzing Multimodal Interaction: a methodological framework. Londres : Routledge, 2004. p. 74. E-book. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203379493

NORRIS, S. Multiparty interaction: a multimodal perspective on relevance. Discourse Studies, v. 8, n. 3, p.401-421, jun. 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/1461445606061878. Disponível em: encurtador.com.br/eowBT. Acesso em: 31 jul. 2020.

SALLES, C. A. Crítica Genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo: Educ, 2008.

SALOMÃO, M. A questão da construção do sentido e a revisão da agenda dos estudos da linguagem. In: Veredas: Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora , v. 3, n. 1, p. 61-79, jan./jun. 1999. Disponível em: https://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/artigo35.pdf. Acesso em 31 jul. 2020.

STANISLAVSKI, C. A Preparação do Ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964.

TONEZZI, J. Cena e Contágio: o caso da Companhia de Arte Intrusa. In: Revista O Percevejo online, Rio de janeiro, v. 3, n. 2., 2011. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoon line/article/view/1922. Acesso em: 31 jul. 2020.

TONEZZI, J. Distúrbios de Linguagem e Teatro: o afásico em cena. São Paulo: Editora Plexus, 2007.

Published

2020-10-20

How to Cite

CALLIGARIS, Juliana Pablos. The Multisemiotic dimension of the theatrical play:: the experience of developing a radio play with Aphasics. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, n. esp., p. 01–24, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0021. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17959. Acesso em: 20 dec. 2024.