A presente pesquisa é fruto de práticas participativas junto a pessoas com deficiência. A partir da dissertação e exposição Apagamentos retratos da privação, busquei responder aos apagamentos sociais da deficiência no campo da arte atrelando práticas participativas, processos fotográficos alternativos e o reencontro com as pessoas que fizeram parte da minha produção artística. Por meio de um laboratório de experimentações fotográficas – adaptado e portátil – intencionei possibilitar que pessoas com deficiência elaborassem seu próprio discurso, estimulando diálogos, a produção de imagens e contribuindo assim com as discussões sobre precariedade e reconhecimento no contexto da arte. A pesquisa e a prática artística apresentada e discutida neste artigo culminaram na exposição Permanências do reencontro realizada no Museu da Escola Catarinense — MESC — compondo-se pela apresentação dos processos e seus resultados fotográficos.
Permanence of re-encounter
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0039Keywords:
Photography, Handworked, Social integration, People with disabilities and the arts, Social isolationAbstract
From my master´s thesis and exposition Apagamentos retratos da privação (“Erasures portraits of privation”), and through an artistic practice, I have proposed methodologies to answer the erasures and social deprivations upon disabled people. This thesis presents the seven meetings (re-encounters) documented through photography laboratory experimentation – adapted and portable – when I encouraged disabled people to develop their own speech, stimulating dialogues and photography production, articulating the concepts framing and precariousness as a gesture. A research and an artistic practice and discussed in this article culminated in the exhibition Permanências do reencontro (“Permanence of Re-encounter”) at the Museu da Escola Catarinense — MESC — consisting of the presentation of the processes and their photographic results.
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