Do ator ao espectador: a voz que toca
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312904062009072Keywords:
teatro, voz, sonoridade, treinamento da voz, capacidade vocalAbstract
Este artigo tem por objetivo refletir sobre o uso da voz e da palavra no teatro como meio eficaz para o alcance do espectador, não somente em termos de audição e com- preensão, mas de modo que possa sensibilizar e envolver o público. Ainda que as palavras carreguem um conteúdo semântico inegável, é o significante – a forma como se explora as sonoridades para gerar sentidos – que pode tornar a cena mais orgânica e de maior envolvi- mento com o público. Para tal reflexão, foram pesquisados alguns teóricos do teatro com o intuito de entremear o uso da voz e da palavra/texto no trabalho do ator e como o teatro no século XX, a partir da decadência do textocentrismo, passa a preocupar-se muito mais em atingir o espectador e envolvê-lo por vias sensoriais e não mais em representar os textos de forma declamatória. Foi dado um enfoque especial a três dos principais nomes do teatro daquele século: Stanislavski, Artaud e Grotowski. Esta análise mostrou que um ponto de intersecção entre os autores é a percepção do espectador e o quanto a voz é capaz de envolver o público, podendo aflorar sentimentos a partir das sonoridades produzidas, seja nas palavras ou através de sons não verbais. Por fim, se faz uma reflexão sobre a importân- cia do treinamento técnico da voz para que o alcance do espectador, através da via sonora, se efetive não apenas intuitivamente, mas sim fazendo com que o ator tenha domínio de toda a sua capacidade vocal, independentemente do objetivo estético que vise atingir.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.