Samuel Beckett e a pintura
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012218Keywords:
Beckett, pintura, teatro, corpo, disabilityAbstract
Pesquisa centrada no campo do teatro com interlocução com as Artes Visuais, tendo como objetivo pensar os escritos do autor irlandês Samuel Beckett em que estes remetem à pintura, especificamente a dois pintores holandeses e questões relacionadas à representação e a conceitos desenvolvidos pelo autor de referência. Agrega-se a esta o termo disability, escolhido para propor um desdobramento da presença do corpo mutilado ou portador de próteses seguindo o princípio conceitual já mencionado. Tanto na pintura quanto nos escritos e no teatro, ocorre de pensar até onde o autor problematizou questões cuja contemporaneidade postula e desborda através de sua complexidade. O estudo desenvolve-se através de pesquisa bibliográfica, além de pesquisa de imagens e escritos, tendo como resultado final texto em formato de tese de doutorado cujas conclusões, assim como as origens da mesma, centram sua abordagem na reflexão acerca das relações em arte contemporânea em diálogo com os conceitos apresentados pelo autor em seu tempo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.