Dos portais e artifícios nas paisagens de Nara Milioli
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012144Keywords:
Nara Milioli, paisagem, artifícioAbstract
O presente artigo propõe uma reflexão sobre a paisagem na arte contemporânea através de um recorte da produção da artista Nara Miliolli* e abordará quatro aspectos: i) desdobramentos do retábulo e implicações da janela renascentista; ii) implicações da fenda e do abismo conforme o olhar romântico; iii) apreensões de uma paisagem atravessada pelo olhar da artista e de um olhar que é também atravessado pela paisagem; e iv) questões do souvenir e do clichê como sensibilidades contemporâneas. Como articulação teórica comparecem: Régis Debray, o qual permite compreender certas nuances com relação à percepção e apreensão do espaço, tanto in visu quanto in situ; Didi-Huberman, cuja noção de perda autoriza a consideração da paisagem como uma problemática recorrente sobre o espaço; e Jean Baudrillard, que permite ampliar as considerações concernentes ao simulacro, artifício e clichê que incidem sobre o contemporâneo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.