Apontamentos para uma nova perspectiva sobre o treinamento no teatro de grupo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312903052008825Palavras-chave:
treinamento teatral, teatro de grupo, Eugenio BarbaResumo
O artigo em questão tem como objetivo traçar apontamentos para uma nova perspectiva sobre o treinamento no teatro de grupo brasileiro. Para tal são utilizadas duas fontes: as entrevistas com os grupos realizadas pelo Núcleo de Pesquisas Teatrais- ÁQIS e as falas de Antônio Araújo, diretor do teatro da Vertigem e de Julia Varley, atriz do Odin Teatret, recolhidas durante seminários realizados na Universidade do Estado de Santa Catarina em 2007. Com isso pretende-se confrontar o fenômeno do treinamento teatral em sua origem histórica com as práticas realizadas hoje pelos grupos. Visto que, se tratando desse assunto é possível observar uma distância considerável entre a teoria e a prática. Sendo necessário, por fim, compreender essa teoria como algo que impõe na prática um patamar qualitativo que não se articula com o que de fato a maior parte dos grupos teatrais deseja alcançar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.