Design, acessibilidade e inclusão: Uma investigação a partir da arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312904062009242Palavras-chave:
design, acessibilidade, inclusão, cegos, objeto pedagógicoResumo
Procura-se insistentemente compreender o que pode caracterizar uma inclusão social efetiva. De fato, a sociedade com suas dificuldades de abrangência tende a priorizar a maioria, com isso a minoria tem seus valores suprimidos. Abordaremos aqui uma discussão acerca das dificuldades de pessoas com deficiência visual, suas percepções estéticas e os estudos realizados para proporcionar acessibilidade. Pautamo-nos numa oficina desen- volvida com alunos com deficiência visual e videntes, na qual a pretensão foi desenvolver o ensino da arte, tornando acessível à linguagem contemporânea e realizar uma análise do desenvolvimento escolar desses alunos. Como resultado percebemos a eficácia dos Objetos Pedagógicos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.