Deuxième Scherzo, Op.14, de Clara Schumann
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012323Palavras-chave:
composição musical, Piano, Clara SchumannResumo
O presente artigo originou-se do contato com a obra Deuxième Scherzo Op.14,
de Clara Schumann (1819–1896). Compositora, professora e ilustre intérprete
germânica do século XIX desenvolveu uma trajetória musical e profissional
intensa obtendo alto grau de reconhecimento artístico, pelas suas composições
e performances. A primeira parte do artigo expõe a biografia de Clara
Schumann, embasada principalmente na obra de Eliana Monteiro da Silva
(2011) “Clara Schumann: Compositora X Mulher de Compositor”. Em paralelo,
abordamos a atitude de Clara como responsável pela editoração das obras de
Robert Schumann, a sua postura como concertista/intérprete musical e os seus
ensinamentos. A segunda parte do artigo expõe o eixo central da pesquisa,
que busca contextualizar o tema principal da peça Deuxième Scherzo pour le
Pianoforte Op.14 (1841–1845), observando a trajetória e recorrência do mesmo
tema no Lied Op. 12 n.2 “Er ist Gekommen in Sturm und Regen” (1841), escrito
em co-autoria pelo casal Schumann, e na “Sonate für Klavier, g-moll” (1841–42).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.