Entre cores e pessoas com visão subnormal

Autores

  • Robson Xavier da Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Viviane dos Santos Coutinho Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Artes Visuais, Estudo de Caso, Deficiência Visual.

Resumo

Nesta investigação analisamos o impacto das cores no cotidiano e na fruição de imagens artísticas em pessoas com visão subnormal. Desenvolvemos pesquisa qualitativa com o método do estudo de caso (YIN, 2005) no ano de 2016, no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC), na cidade de João Pessoa. A pesquisa foi feita com pessoas com visão subnormal a partir da observação in loco das dificuldades de identificação das cores que as crianças e jovens do ICPAC apresentam. Estudamos um grupo três estudantes com visão subnormal, com idade de 6, 8 e 16 anos. Utilizamos estímulos visuais variados, objetivando medir a distinção de cores/texturas e cores/aromas. Os resultados apontam que os participantes apresentaram dificuldades para enxergar as cores na maior ou menor incidência de iluminação direta; a luz intensa torna seus olhos sensíveis, causando irritabilidade e vermelhidão; um ambiente totalmente escuro faz com que percam completamente a noção das cores; o contato com maquetes táteis com reproduções de obras de arte permitiu a identificação de formas, distinção figura/fundo e algumas cores, a percepção das obras foi significativa. 

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Biografia do Autor

Robson Xavier da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Dr. em Arquitetura e Urbanismo, Mestre em História, Licenciado em Artes Plásticas. Docente do Departamento de Artes Visuais da UFPB, Coordenador do PPGAV UFPB/UFPE.

Viviane dos Santos Coutinho, Universidade Federal da Paraíba

Aluna especial do Mestrado em Artes Visuais UFPB

Licenciada em Artes Visuais UFPB

Membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI) UFPB

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Publicado

01-01-2018

Como Citar

DA COSTA, Robson Xavier; COUTINHO, Viviane dos Santos. Entre cores e pessoas com visão subnormal. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 062–088, 2018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9961. Acesso em: 22 dez. 2024.