LIBRÁRIO: LIBRAS PARA TODOS
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781022014077Palavras-chave:
arte, design inclusivo, deficiente auditivo, educação.Resumo
A língua de sinais é uma linguagem bela e expressiva, que possibilita a comunicação uns com os outros, com facilidade e rapidez para a interpretação da mente dos surdos, afirma Long (1910). Na prática, existe grande dificuldade e falta de preparo por parte da população, para lidar com a deficiência auditiva. A pesquisa procura investigar e propor soluções, para suprir as necessidades educacionais dos deficientes auditivos e expandir a linguagem de sinais. No ambiente de ensino questões como espaço e posicionamento dos alunos são cruciais para o estudante com deficiência auditiva. A metodologia utilizada foi à pesquisa-ação, que em contato com o universo dos surdos, proporcionou um panorama da necessidade de comunicação mais eficiente, e a possibilidade dos ouvintes aprenderem a linguagem “da Libras”. Foi desenvolvido um jogo para incentivar o uso da Libras, de forma lúdica. O jogo “Librário” é constituído de um baralho de pares de cartas, contendo os sinais de libras e as palavras em português, possibilitando o aprendizado de sinais para ouvintes. Foram desenvolvidas oficinas de arte educação para jovens, viabilizando a comunicação entre os participantes. Essa troca permite o aprendizado de forma divertida, como o estreitamento de laços entre a comunidade, onde todos estão incluídos.Downloads
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