A relação entre reprodução de pinturas e texto literário no livro didático de português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782012024e0053

Palavras-chave:

representação de pintura, literatura, livro didático de português, texto multimodal

Resumo

A importância de pesquisar sobre as representações de pinturas e sua utilização, se confirma, ao depormos com a sua imensa quantidade presente nos livros didáticos de português. Nosso objetivo é investigar como as representações de pinturas estão sendo utilizadas no Livro Didático “Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso” (PNLD 2018 a 2020. A multimodalidade está presente para compreendermos o processo de formação do aluno, sobre a relação entre o texto verbal e o texto não verbal. Metodologicamente, esse trabalho privilegia uma análise documental e com viés qualitativo interpretativista. Este estudo é teoricamente fundamentado pelos seguintes autores, a saber: Barbosa (1989, 2003); Praz (1982); Joly (2007) e Maroun et al (2007). Para analisar a função de cada representação de pintura, criamos, categorias de análises, baseadas em Torreão, 2014, que nos apontaram as diferentes perspectivas sobre a função de cada uma delas. Assim, constatamos que as representações de pinturas cumprem a função de uma ilustração imatura, inconsistente e desconexa, marcando a produção de sentido que, infere uma hierarquização entre o texto verbal e o imagético. As representações de pinturas, presentes nos livros didáticos, precisam ser lidas e/ou exploradas em suas dimensões comunicativas, semióticas e estéticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kerley Duarte, Instituto Federal do Tocantins

Licenciada em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Visuais UFG-GO; Especialização em Arte Educação pela UFT-TO; Mestranda no Programa de Pós-graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais -PPGDire - UFT e Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Estudos Avançados, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 170-182, 1989. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8536. Acesso em: 15 jun. 2021.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mae. (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 4 abr. 2019.

CEREJA, William Roberto. Uma proposta dialógica de ensino de literatura no ensino médio. 2004. 308 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Teses/William_Cereja.pdf. Acesso em: 12 fev. 2019.

CEREJA, William Roberto; VIANNA, Carolina Assis Dias; CODENHOTO, Christiane Damien. Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso. São Paulo: Saraiva, 2016.

FRITZEN, Celdon. As relações entre literatura e pintura nos manuais: Brasil e Portugal depois das novas diretrizes curriculares. Letras & Letras. Uberlândia, v. 33 n. 2, jul. /dez. 2017 p. 185-208. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/37454/21189 Acesso em: 15 fev. 2019.

JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Lisboa, Ed. 70, 2007 — Digitalizado por SOUZA, R.

MAROUN, Cristiane R. G. Bou; VIEIRA, Josenita A; ROCHA, Harrisson da; FERRAZ, Janaina de A. Reflexões Sobre a Língua Portuguesa: Uma abordagem multimodal. v. 1. 1. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007. 148 p.

MEC. Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD. http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld. Acesso em: 06 jan de 2018.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Cognição Imaginativa. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA /UFMG, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 96-104, novembro, 2013. Disponível em: <https://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/view/118/93> Acesso em: 06 jan. 2018.

PRAZ, Mario. Literatura e Artes Visuais. Trad. José Paulo Paes. São Paulo, SP: Cultrix; Ed. Universidade de São Paulo, 1982.

SECCATO, Ana Gláucia; NUNES, Flaviana Gasparotti. A educação pelas imagens: diálogos sobre as potencialidades da linguagem fotográfica. Espaço Plural. Ano XVI. n. 32, 2015, p. 68–99. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/12837. Acesso em: 10 jun. 2022.

TORREÃO, Alice D'Albuquerque. Texto multimodal nas atividades de leitura do livro didático. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) -Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7607 Acesso em: 04 abr. 2019.

Downloads

Publicado

02-04-2024

Como Citar

FERNANDES DUARTE DE OLIVEIRA, Kerley; TESTA, Eliane Cristina; MARTINS, Adriana dos Reis. A relação entre reprodução de pinturas e texto literário no livro didático de português. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0053, 2024. DOI: 10.5965/198431782012024e0053. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/20502. Acesso em: 20 nov. 2024.