Análise da interação dos alunos surdos em Criciúma/SC: perspectiva na pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178172021e0017

Palavras-chave:

Pedagogia, surdez, escola pública

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa do campo de análise da interação dos alunos surdos, realizada nas dependências de duas escolas públicas: a primeira, de Ensino Fundamental, localizada próxima ao centro da cidade de Criciúma - SC, e a outra, de Ensino Médio, localizada no centro de Criciúma - SC. Para a coleta de dados, foram realizadas observações e entrevistas com os alunos surdos, além da aplicação de questionários aos professores ouvintes e intérpretes, tendo em vista avaliar a qualidade da educação para surdos com a perspectiva pedagógica. De modo geral este artigo também apresenta os profissionais que estão envolvidos com a educação dos surdos, como é o caso do professor da classe regular com surdos incluídos, podendo ele representar interpretações variadas, conforme as diferentes culturas e diferenças sociais representadas em aula; além também da presença do intérprete de Libras que representa a ponte de comunicação, mas que a educação não apoiar-se neste profissional para eximir-se do esforço que deve ser coletivo. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a pesquisa de campo com aplicação de questionários aos participantes da pesquisa, além de consultas às referências da área, como Perlin (1998), Skliar (1998), Goldfeld (2002), dentre outras.

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Biografia do Autor

Geisielen Santana Valsechi, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduada de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2008); Graduada de Licenciatura em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2010); Especialista na Pós-graduada (área em Língua Brasileira de Sinais/Libras) - Cesulbra (2012); Mestra em Estudo da Tradução - PGET/UFSC (2015). Doutora em Educação - PPGE/UDESC, área em Políticas Educacionais, Ensino e Formação.

Referências

GOLDFELD, Márcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. 2. ed. São Paulo: Plexus Editora, 2002.

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SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.

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Publicado

02-12-2021

Como Citar

VALSECHI, Geisielen Santana. Análise da interação dos alunos surdos em Criciúma/SC: perspectiva na pedagogia . Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, p. e0017, 2021. DOI: 10.5965/19843178172021e0017. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15919. Acesso em: 21 dez. 2024.