A utilização dos métodos ativos na educação musical especial com deficientes intelectuais

Autores

  • Eliton Perpetuo Rosa Pereira Instituto Federal de Goiás image/svg+xml
  • Diana da Silva Teixeira Associação dos Funcionários do Fisco de Goiás
  • Claudia Caetano de Oliveira Costa

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178172021e0003

Palavras-chave:

Educação musical, deficiência intelectual, métodos ativos

Resumo

Descrevemos uma investigação na área da educação musical especial com a utilização dos métodos ativos para alunos com deficiência intelectual (DI). O trabalho mostra possíveis benefícios proporcionados pela utilização de ações inspiradas nos métodos ativos para o desenvolvimento geral dos educandos, incluindo aspectos relacionados à cognição, motricidade e interação social. O objetivo da pesquisa foi compreender a aplicabilidade dos métodos ativos nas aulas de música com alunos deficientes intelectuais. A metodologia utilizada foi a autoetnografia, que descreve uma vivência pessoal e busca revelar o conhecimento de dentro de um fenômeno, mostrando aspectos que nem sempre podem ser acessados na pesquisa convencional. Realizamos a descrição de três modelos de aulas aplicadas em três turmas diferentes e analisamos os objetivos das aulas, os métodos utilizados e os resultados. Consideramos a utilização dos métodos ativos com deficientes intelectuais como um recurso viável que beneficia o desenvolvimento de habilidades musicais e extramusicais que podem auxiliar na melhoria da qualidade de vida dos alunos.

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Biografia do Autor

Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Instituto Federal de Goiás

Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Santiago de Compostela - Espanha). Mestre em Música (EMAC-UFG). Especialista em Tecnologias em Educação (PUC-RJ). Licenciado em Música (EMAC-UFG). No IFG/Brasil atua na Licenciatura em Música - Campus Goiânia. Tem experiência em Educação Musical, Canto Coral, Metodologia Científica e Formação de Professores.

Diana da Silva Teixeira, Associação dos Funcionários do Fisco de Goiás

Mestre em Ciências da Saúde pela UFG (2018); Musicoterapeuta graduada pela Universidade Federal de Goiás UFG (2013). Musicoterapeuta na Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (AFFEGO).

Claudia Caetano de Oliveira Costa

Graduada em Musicoterapia pela Universidade Federal de Goiás (2012); Bacharel em Musicoterapia, Licenciada em Música.

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Publicado

17-06-2021

Como Citar

PEREIRA, Eliton Perpetuo Rosa; TEIXEIRA, Diana da Silva; COSTA, Claudia Caetano de Oliveira. A utilização dos métodos ativos na educação musical especial com deficientes intelectuais. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, p. e0003, 2021. DOI: 10.5965/19843178172021e0003. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15287. Acesso em: 21 dez. 2024.