Dez maneiras de errar o buraco de uma agulha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267832022096

Palavras-chave:

Educação Artística, têxtil, artesanato, habilidade manual

Resumo

Sob uma metodologia narrativa de experiências profissionais, apresenta-se uma primeira aproximação sobre as experiências vividas e as atitudes observadas em uma oficina de arte têxtil para adolescentes de uma escola secundária privada, esta oficina é considerada como um espaço de resgate da proposta feita pelo Novo Modelo Educacional proposto no México pelo Ministério da Educação Pública (SEP) em 2017 em torno das chamadas Áreas de Autonomia Curricular que a partir de 2019 entraram em desuso. A observação ativa dos fenômenos ocorridos nesta nova oficina estimula a reflexão sobre a relação entre o desenvolvimento de habilidades manuais, processos cognitivos e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais que surgem enquanto os adolescentes enfrentam experiências estéticas em espaços de confiança e cooperação por meio de materiais têxteis e ferramentas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julieta Irene Maldonado Gurin, National Pedagogic University

Maestra en Desarrollo Educativo en la línea de Educación Artística por la Universidad Pedagógica Nacional y el Centro Nacional de las Artes, México. Artista textil independiente con participación en colectivos y exposiciones individuales internacionales. Docente de educación artística y lengua francesa. Fundadora de la iniciativa Trama Abierta y del atelier Popelina Bleue

Referências

ACASO, María. La educación artística no son manualidades, nuevas prácticas en la enseñanza de las artes y la cultura visual. Madrid: Catarata, 2009

BUENO I TORRENS, David. Neurociencia para educadores. Barcelona: Octaedro, 2017

DEWEY, John. El arte como Experiencia. Barcelona: Paidós Estética, 2018

GREENE, Maxine. Liberar la imaginación. Barcelona: Graó.2005

GREENE, Maxine.Notras sobre educación artística. En Autor. Variaciones sobre una guitarra azul. Conferencias de educación estética. México: Endere, 2004. p. 15-55

ICESI Universidad. Revista Papel de colgadura. Colombia: Universidad ICESI, 2019.

INGOLD, Tim. Líneas una breve historia. Barcelona: Gedisa, 2015

MATTHEWS, John. El arte de la infancia y la adolescencia, la construcción del significado. Barcelona y Buenos Aires: Paidós Arte y Educación, 2002

MORRIS, Desmond. Niños, cómo piensan, aprenden y crecen de los 2 a los 5 años. Barcelona: Blume, 2010

MUÑOZ, Juan Manuel, GUTIÉRREZ, Pilar y SERRANO, Rocío. Los hemisferios cerebrales: dos estilos de pensar, dos modos de enseñar y aprender. España: Universidad de Córdoba (s/a).

SECRETARIA DE EDUCACIÓN PÚBLICA. 2017, Aprendizajes clave para la educación integral, Disponible en: https://www.tamaulipas.gob.mx/educacion/wp-content/uploads/sites/3/2017/07/aprendizajes_clave_para_la_educacion_integral.pdf

SECRETARÍA DE EDUCACIÓN PÚBLICA. 2017, Autonomía Curricular. Disponible en:https://www.aprendizajesclave.sep.gob.mx/descargables/AMBITOS_AUTONOMIA_CURRICULAR.pdf

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

MALDONADO GURIN, Julieta Irene. Dez maneiras de errar o buraco de uma agulha. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 096–107, 2022. DOI: 10.5965/24471267832022096. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/22868. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Notas sobre Experiência