El proceso creativo de un libro ilustrado: una experiencia en artes visuales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267622020175

Palabras clave:

ilustración , libros ilustrados , literatura infantil , processo creativo

Resumen

Los libros ilustrados son producciones culturales que combinan lenguaje visual y lenguaje escrito en el mismo medio. La ilustración intenta sugerir nuevas lecturas e interpretaciones basadas en lo que el lector está viendo, instigando la imaginación. Para comprender esta relación entre texto e imagen, se presenta una sección sobre lo que debe hacer una ilustración, cuál es su papel en el libro ilustrado y qué es necesario para ella. La literatura para niños es otro punto abordado en esta investigación en arte, así como la organización de la disposición de los elementos en el proceso de diagramación. El enfoque del trabajo está en el proceso de creación del libro ilustrado La Gallina Blanca, teniendo en cuenta cómo se pensó, ejecutó y grabó. Por lo tanto, el estudio teórico sobre los temas mencionados responde a las experiencias prácticas vividas, disolviendo los límites de estos dos aspectos de la investigación.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Clara de Oliveira Pacheco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020). Atualmente, trabalha como artista e ilustradora freelancer, e como professora auxiliar para os níveis da Educação Infantil na Open School. Áreas de interesse: Artes Visuais em geral, com foco em Ilustração, livros ilustrados e pintura; Arte Educação.

Arlete dos Santos Petry, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Arlete dos Santos Petry é professora adjunta do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN na área de Arte/Educação e professora permanente do ProfArtes no Departamento de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais no Instituto Metrópole Digital-UFRN. Atualmente encontra-se como coordenadora do ProfArtes. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2010) tendo pesquisado os temas Jogo, Autoria, Produção de Conhecimento e Jogos Digitais. Em 2014 esteve na Universidade de Toronto na condição de Visiting Scholar e no ano de 2012 foi Professora Visitante no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP com a disciplina A Vida Digital: um percurso da hipermídia aos games. Seus temas de pesquisa buscam fundamentos na Filosofia, na Semiótica, na Educação, nas Artes e na Psicanálise. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestrado em Educação pela mesma Universidade. Na graduação lecionou em cursos de Pedagogia, Licenciaturas em Artes e Psicopedagogia (FEEVALE), Psicologia (ULBRA), Jogos Digitais e Administração (FMU). Em cursos lato sensu, sua experiência encontra-se nas áreas de Educação, Comunicação e Tecnologia, tendo sido professora da especialização em Educomunicação (USP) e de Gamecultura & Metodologia de Pesquisa (SENAC/SP). Integrou grupos de pesquisa contemplados por edital BNDES (Censo Brasileiro da Indústria de Jogos Digitais) e CNPq (Diálogos entre Arte e Design: Processo de avaliação e revisão de jogo eletrônico educativo em arte) executados entre 2012-2014. Parecerista científica de diversas revistas, como Informática na Educação (UFRGS), Contracampo (UFF); e de eventos, como SBGames:Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital, SBIE:Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e Iberian Conference on Information Systems and Technologies. Autora de Jogo, Autoria e Conhecimento: fundamentos para uma compreensão dos Games (Paco Ed.). Co-autora de Jogo, Arte e Educação (Ed.UDESC).

Citas

BIANCO-LEVRIN, Nicolas. As sequências de imagens. In: VAN DER LINDEN, Sophie. Para Ler o Livro Ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

BIAZETTO, Cristina. As cores na ilustração do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.) O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo, DCL, 2008.

BRENMAN, Ilan. Mostrar ou não mostrar? Eis a questão. Coluna Palavrórios e Rabugices. Edição 229. Revista Crescer. Porto Alegre: Editora Globo, 2012. < https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Ilan-Brenman/noticia/2013/03/mostrar-ou- -nao-mostrar-eis-questao.html > acesso em 02 Nov. 2018.

CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. 7ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2006.

DIAS, Belidson. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Org.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. 1ª ed. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.

FITTIPALDI, Ciça. O que é uma imagem narrativa? In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.) O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo, DCL, 2008.

MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

MORAES, Odilon. O projeto gráfico do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.) O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo, DCL, 2008.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo, Cosac Naify, 2011.

OLIVEIRA, Ieda de (Org.) O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo, DCL, 2008.

OLIVEIRA, Rui de. Pelos Jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 6ª ed. São Paulo: Intermeios, 2013.

SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. 2ª ed. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.

VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 4ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

ZILBERMAN, Regina. A produção cultural para a criança: a criança e a produção cultural. 4ª ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.

Publicado

2020-09-14

Cómo citar

PACHECO, Maria Clara de Oliveira; PETRY, Arlete dos Santos. El proceso creativo de un libro ilustrado: una experiencia en artes visuales. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 2, 2020. DOI: 10.5965/24471267622020175. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/18331. Acesso em: 19 may. 2024.