Movimento (Re)existência: poéticas de conscientização

Autores/as

  • Ursula Rosa da Silva Diretora do CENTRO DE ARTES (UFPEL) http://orcid.org/0000-0003-0815-6942
  • Nadia da Cruz Senna Universidade FEderal de Pelotas
  • Ana Cláudia Safons Soares estudante na Universidade Federal de Pelotas.

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267332017056

Palabras clave:

arte, educación de lo sensible , (re)existencia, micropoliticas

Resumen

El texto trata de acciones desarrolladas junto al Movimiento (Re) Existencia, que ocurrió en la Universidad Federal de Pelotas - UFPEL, en el período de octubre a diciembre de 2016, como forma de oposición a las alteraciones de las políticas educativas impetradas por el  gobierno federal, a través de la Ley 13.415 de 16 de febrero de 2.017 (ex Medida Provisional 746/16). Cambios que interfirieron en el proceso  de humanización de los sujetos y su relación con la educación de lo sensible, dentro y fuera del ambiente escolar. Las consideraciones y la evaluación realizadas realzan las luchas históricas en favor del mantenimiento de la enseñanza del arte en todos los niveles de formación, en el escenario nacional y local. El sesgo sigue la dimensión micropolítica de las prácticas cotidianas, enfatizando el papel del arte y de los artistas como agentes políticos de transformación.

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Biografía del autor/a

Ursula Rosa da Silva, Diretora do CENTRO DE ARTES (UFPEL)

Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Educação (UFPEL/2009). Professora Associada na Universidade Federal de Pelotas, desde 1995. Diretora do Centro de Artes da UFPel, desde 2013. É professora do programa de Mestrado em Artes Visuais (UFPel), do qual é coordenadora adjunta, atuando na linha de Ensino da Arte e Educação Estética. Foi professora no Mestrado de Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPEL), de 2007 a 2012, atuando na linha de Memória e Identidade. É líder do grupo de pesquisa: NEAP - núcleo de estudos em artes e patrimônio, junto ao CNPq. Orienta trabalhos de pesquisa em nivel de Graduação (iniciação científica, monografias de TCC) e Pós-graduação (especialização e mestrado) desde 1996. Desenvolve os projetos de pesquisa: A Caixa de Pandora- mulheres artistas e mulheres pensadoras no século XX, e Revisitando o ILA (1969-1989), projetos que contam com dois bolsistas de iniciação científica (CNPq e FAPERGS). Coordena o SIGAM: Simpósio Internacional sobre Gênero, Arte e Memória, que ocorre em Pelotas (2008/2009/2011). É membro da ABCA (Associação Brasileira de Crítica de Arte), faz parte da Comissão de Consultoria do MALG (Museu Leopoldo Gotuzzo/Pelotas), é membro do corpo editorial da Revista on-line Memória em Rede (UFPEL), e da Revista da Fundarte. Coordenou o Projeto Arte na EScola (Pólo UFPEL) de 2010 a 2013, orientando quatro bolsistas de extensão. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Filosofia da arte e estética, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica de arte, cultura visual, gênero, estética e cotidiano na contemporaneidade. TEm trabalhado também no tema da interdisciplinaridade relacionando os ensinos de filosofia e arte.

http://lattes.cnpq.br/2360365860775097

Nadia da Cruz Senna, Universidade FEderal de Pelotas

Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade do Algarve (2016), Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2008), mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1999), especialista em arte-educação (1991) e bacharel em Pintura (1989) pela Universidade Federal de Pelotas, graduada em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1984). Atualmente é professora associada do Centro de Artes, da Universidade Federal de Pelotas, atuando junto aos cursos de graduação e mestrado em artes visuais. Tem experiência na área de Artes e Comunicação Visual, sendo responsável pelas disciplinas de Desenho de Figura Humana, Ateliê de Desenho, História em Quadrinhos e o Desenho do corpo o corpo que desenha.

http://lattes.cnpq.br/6259571036663263

Ana Cláudia Safons Soares, estudante na Universidade Federal de Pelotas.

Possui Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Direcionando estudos na área de Artes Visuais na modalidade da Educação Inclusiva, pesquisando Inclusão através da diferença e micropolíticas em Artes Visuais.

http://lattes.cnpq.br/5745789650840303

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Publicado

2018-02-22

Cómo citar

DA SILVA, Ursula Rosa; SENNA, Nadia da Cruz; SOARES, Ana Cláudia Safons. Movimento (Re)existência: poéticas de conscientização. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 3, n. 3, 2018. DOI: 10.5965/24471267332017056. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/10783. Acesso em: 30 nov. 2024.

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